O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), exibe nesta terça-feira (19/08) o longa-metragem “Nada”. Premiado nas categorias de Melhor Direção, Melhor Direção de Arte e Melhor Edição de Som no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2024), o filme marca a estreia do artista multimídia Adriano Guimarães como diretor.
A sessão será realizada às 19h, no MRNM, localizado na Rua Coronel Celestino, 75, Corredor Cultural Padre Dudu, centro histórico de Montes Claros. A entrada é gratuita. A iniciativa integra o CineMuseu e o Cinema Comentado Cineclube, com apoio do Circuito Embaúba.
Sinopse
A narrativa acompanha a trajetória de Ana, uma artista que retorna à fazenda onde passou a infância para acompanhar os últimos dias de vida da irmã, Tereza, acometida por uma enfermidade enigmática que altera seus estados de consciência. Durante a estadia, Ana se depara com os mistérios de sua própria memória.
O diretor
Com mais de 30 anos de carreira, Adriano Guimarães é reconhecido internacionalmente por suas pesquisas transdisciplinares que envolvem performance, teatro, literatura e artes visuais. Dirigiu, adaptou e assinou a dramaturgia de mais de 60 espetáculos teatrais, além de realizar exposições individuais e coletivas no Brasil e em países como Colômbia, Reino Unido, Alemanha e Espanha.
Circuito Embaúba
O Circuito Embaúba integra a Embaúba Filmes, distribuidora mineira que busca ampliar o acesso a produções audiovisuais contemporâneas, levando seus lançamentos a diferentes regiões do país.
A exibição de “Nada”, que também integrou a programação da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte – CineBH (2024), é resultado de uma parceria entre o Museu Regional do Norte de Minas, a Fulô Comunicação e Cultura e o Cineclube CineMaracas.



