Evento marca comemoração do aniversário dos 45 anos do Centro Cultural e lançamento do curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes

A partir desta quinta-feira (13/06), será realizado, no Centro Cultural Hermes de Paula, o Festival de cinema e audiovisual da Universidade Estadual de Montes Claros (Cinemontes). Com uma programação diversidade, o festival prosseguirá até sábado (15/06) e vai celebrar a comemoração do aniversário de 45 anos do Centro Cultural de Montes Claros, marcando também o lançamento do curso de graduação em Cinema e Audiovisual, que está sendo criado pela Unimontes.


O evento será promovido pela Unimontes, por intermédio do Departamento de Artes, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) da Unimontes.


Como parte da programação, na abertura do evento, nesta quinta-feira, às 20 horas, será assinado o termo do acordo entre a Unimontes e a Empresa Mineira de Comunicação, que é responsável pela Rede Minas, Rádio Inconfidência e outros sistemas de comunicação do Governo de Minas Gerais.


Conforme a organização, o festival tem o intuito de “trazer o cinema para a cena cultural da cidade e sensibilizar a comunidade norte-mineira para a importância cultural e econômica do oferecimento do curso de Cinema e Audiovisual em fase de aprovação nos conselhos superiores da universidade.


“O Cinemontes é de uma importância relevante para a Unimontes e para a comunidade geral, muito necessário para que possamos fomentar e chamar a atenção para o curso de Cinema e Audiovisual previsto para ser iniciado em 2025. Também visa chamar a atenção da comunidade em geral para mais esse ganho no Norte de Minas”, afirma a chefe do Departamento de Artes da Unimontes, professora Maristela Cardoso da Mata.


Ela explica como surgiu a ideia do Cinemontes. “No decorrer da construção do Projeto do curso de Cinema da Unimontes, sentimos a necessidade de uma ação para incentivar a comunidade sobre essa nova proposta acadêmica. Aí pensamos no festival”, afirma Maristela, ressaltando a importância do apoio da secretária municipal de Cultura, Júnia Rebello; e do CCRAV/Unimontes.


Na programação do festival estão previstos debates temáticos em mesas redondas com produtores, realizadores e agentes culturais locais, oficinas de capacitação e exibição de filmes (documentários, live action e animação). “As atividades serão conduzidas com olhares sobre a importância significativa da atividade industrial do cinema e do audiovisual no cenário local e na economia criativa”, observa a professora Maristela Cardoso da Mata.


Em sua primeira edição, destacam os organizadores, o Cinemontes se coloca como promotor do segmento e traz consigo o compromisso das entidades envolvidas em desenvolver a necessária concentração de recursos humanos, intelectuais, materiais e políticos para a integração de diferentes linguagens, infraestruturas e tecnologias, por meio do curso de Cinema. Assim, objetiva contribuir para a formação de mão de obra qualificada, com o oferecimento de prestação de serviços no setor e a consolidação de polo regional de cinema e audiovisual na região do Norte de Minas Gerais.
O Cinemontes tem apoio da Empresa Mineira de Comunicação – EMC e do Sicoob Credinosso.

Programação
Durante o dia, nesta sexta-feira, e na manhã de sábado, haverá exibição de curtas e de documentários no Centro Cultural destinados às escolas públicas e particulares, bem como sessões abertas ao público em geral. A mostra dará prioridade a filmes e audiovisuais de produtores da região norte-mineira e a uma seleção de produtos audiovisuais especialmente enviada pela coordenação do curso de Cinema e Animação da UEMG, marcando o início de uma parceria as instituições.


Na tarde de sexta-feira e no sábado haverá rodas de conversa, visando promover debates temáticos em mesas redondas com produtores, realizadores e agentes culturais locais.


Na noite desta sexta-feira e na noite de sábado, serão promovidas apresentações artísticas no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, com entrada gratuita, destacando shows do Tiri Trio, com releituras da MPB e composições próprias; e do Grupo Senescentes, que mostrará o melhor do repertório de serestas norte-mineiras.


Cinemontes – Festival de cinema e audiovisual da Universidade Estadual de Montes Claros
Data: 13, 14 e 15 de junho
Local: Centro Cultural Hermes de Paula
Abertura oficial: quinta-feira (13/06), às 20 horas.

Entrada: gratuita

Promoção: Universidade Estadual de Montes Claros e Prefeitura Municipal de Montes Claros
Realização: Departamento de Artes da Unimontes e Centro de Comunicação e Referência Audiovisual – CCRAV/Pró-Reitoria de Extensão/Unimontes e Secretaria Municipal de Cultura
Apoio: Empresa Mineira de Comunicação – EMC e Sicoob Credinosso

Relacionadas

Evento marca lançamento do projeto piloto CHARGE no HU
Ciranda da Vida comemora 20 anos com banda de música e testemunhos
Unimontes lança projeto CHARGE: doença de Chagas e Rastreio em Gestantes no Hospital Universitário
Unimontes realiza vestibular próprio para mais de 25 mil candidatos neste domingo
Hospital Universitário inaugura nova UTI neonatal com 22 leitos
Unimontes divulga edital para seleção de professores formadores do sistema UAB