Evento marca comemoração do aniversário dos 45 anos do Centro Cultural e lançamento do curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes

A partir desta quinta-feira (13/06), será realizado, no Centro Cultural Hermes de Paula, o Festival de cinema e audiovisual da Universidade Estadual de Montes Claros (Cinemontes). Com uma programação diversidade, o festival prosseguirá até sábado (15/06) e vai celebrar a comemoração do aniversário de 45 anos do Centro Cultural de Montes Claros, marcando também o lançamento do curso de graduação em Cinema e Audiovisual, que está sendo criado pela Unimontes.

O evento será promovido pela Unimontes, por intermédio do Departamento de Artes, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) da Unimontes.

Como parte da programação, na abertura do evento, nesta quinta-feira, às 20 horas, será assinado o termo do acordo entre a Unimontes e a Empresa Mineira de Comunicação, que é responsável pela Rede Minas, Rádio Inconfidência e outros sistemas de comunicação do Governo de Minas Gerais.

Conforme a organização, o festival tem o intuito de “trazer o cinema para a cena cultural da cidade e sensibilizar a comunidade norte-mineira para a importância cultural e econômica do oferecimento do curso de Cinema e Audiovisual em fase de aprovação nos conselhos superiores da universidade.

“O Cinemontes é de uma importância relevante para a Unimontes e para a comunidade geral, muito necessário para que possamos fomentar e chamar a atenção para o curso de Cinema e Audiovisual previsto para ser iniciado em 2025. Também visa chamar a atenção da comunidade em geral para mais esse ganho no Norte de Minas”, afirma a chefe do Departamento de Artes da Unimontes, professora Maristela Cardoso da Mata.

Ela explica como surgiu a ideia do Cinemontes. “No decorrer da construção do Projeto do curso de Cinema da Unimontes, sentimos a necessidade de uma ação para incentivar a comunidade sobre essa nova proposta acadêmica. Aí pensamos no festival”, afirma Maristela, ressaltando a importância do apoio da secretária municipal de Cultura, Júnia Rebello; e do CCRAV/Unimontes.

Na programação do festival estão previstos debates temáticos em mesas redondas com produtores, realizadores e agentes culturais locais, oficinas de capacitação e exibição de filmes (documentários, live action e animação). “As atividades serão conduzidas com olhares sobre a importância significativa da atividade industrial do cinema e do audiovisual no cenário local e na economia criativa”, observa a professora Maristela Cardoso da Mata.

Em sua primeira edição, destacam os organizadores, o Cinemontes se coloca como promotor do segmento e traz consigo o compromisso das entidades envolvidas em desenvolver a necessária concentração de recursos humanos, intelectuais, materiais e políticos para a integração de diferentes linguagens, infraestruturas e tecnologias, por meio do curso de Cinema. Assim, objetiva contribuir para a formação de mão de obra qualificada, com o oferecimento de prestação de serviços no setor e a consolidação de polo regional de cinema e audiovisual na região do Norte de Minas Gerais.
O Cinemontes tem apoio da Empresa Mineira de Comunicação – EMC e do Sicoob Credinosso.

Programação
Durante o dia, nesta sexta-feira, e na manhã de sábado, haverá exibição de curtas e de documentários no Centro Cultural destinados às escolas públicas e particulares, bem como sessões abertas ao público em geral. A mostra dará prioridade a filmes e audiovisuais de produtores da região norte-mineira e a uma seleção de produtos audiovisuais especialmente enviada pela coordenação do curso de Cinema e Animação da UEMG, marcando o início de uma parceria as instituições.

Na tarde de sexta-feira e no sábado haverá rodas de conversa, visando promover debates temáticos em mesas redondas com produtores, realizadores e agentes culturais locais.

Na noite desta sexta-feira e na noite de sábado, serão promovidas apresentações artísticas no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, com entrada gratuita, destacando shows do Tiri Trio, com releituras da MPB e composições próprias; e do Grupo Senescentes, que mostrará o melhor do repertório de serestas norte-mineiras.

Cinemontes – Festival de cinema e audiovisual da Universidade Estadual de Montes Claros
Data: 13, 14 e 15 de junho
Local: Centro Cultural Hermes de Paula
Abertura oficial: quinta-feira (13/06), às 20 horas.

Entrada: gratuita

Promoção: Universidade Estadual de Montes Claros e Prefeitura Municipal de Montes Claros
Realização: Departamento de Artes da Unimontes e Centro de Comunicação e Referência Audiovisual – CCRAV/Pró-Reitoria de Extensão/Unimontes e Secretaria Municipal de Cultura
Apoio: Empresa Mineira de Comunicação – EMC e Sicoob Credinosso

Uniopen – Unimontes recebe 3,8 mil alunos do ensino médio
Unimontes criou um novo curso de Cinema e Audiovisual.
Fachada do CEPT Unimontes
Unimontes abre 8 vagas para supervisores de cursos técnicos em diversas cidades
Núcleo de Investigação Socioambiental da Unimontes realiza visitas a comunidades tradicionais do Médio São Francisco junto com ex-vice-procuradora da República, docente da UnB
1° Mostra de Ensino e Extensão da Cultura Africana