A abertura oficial do Festival de cinema e audiovisual da Universidade Estadual de Montes Claros (Cinemontes) aconteceu nesta quinta-feira (13/06), presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago junto do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; do vice-prefeito de Montes Claros, professor Guilherme Guimarães; da Secretária Municipal de Cultura, Júnia Velloso Rebelo; da chefe do departamento de Artes da Unimontes, professora Maristela Cardoso da Mata e do coordenador do Cinemontes, professor Élcio Lucas, no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula.

Abertura do Cinemontes – Foto: Neto Macedo Ascom Unimontes.

Durante a abertura do Festival, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, agradeceu o empenho dos organizadores do Cinemontes e destacou os novos cursos de graduação. “Neste momento ímpar, agradeço a iniciativa dos professores Maristela Cardoso, Élcio Lucas, à secretária de Cultura Júnia Rebello e a todos os envolvidos nesse projeto, como a prefeitura de Montes Claros, que entende tão bem a necessidade de se promover a arte e a cultura para o desenvolvimento de Montes Claros e de todo o Norte de Minas”.

“O Cinemontes faz parte da evolução e do sonho de implantar na Unimontes novos cursos a cada ano. O Festival já faz parte do lançamento do curso de Cinema, que se tornará realidade em 2025, na Unimontes, e já tem apoio da comunidade, mostrando que a universidade está em sintonia com as demandas da região, assim como o curso de Psicologia, que teve início neste semestre, e o curso de Farmácia, que está em fase de aprovação”, destacou o reitor.

A abertura também contou com uma apresentação cultural do Grupo Lirais, com a participação do Coral Universitário. Em seguida, o professor de Comunicação social e coordenador do Cinema Comentado, Elpídio Rocha Neto, recebeu homenagem do  Cinemontes os 21 anos de atividade cineclubista do projeto Cineclube, grupo de amantes do cinema, cuja atuação em Montes Claros vem incentivando na comunidade o gosto pela 7ª Arte, contribuindo assim para a formação de plateia e o cultivo do pensamento crítico.

O vice-prefeito de Montes Claros, professor Guilherme Guimarães, ressaltou a importância da Unimontes para o cenário cultural e intelectual da região. “Quero aqui parabenizar a Unimontes pelo seu pioneirismo e valorização da cultura criando esse festival e o curso de Cinema. Isso vem reforçar esse sentimento de que a Universidade tem procurado cada vez mais modernizar os seus cursos, sem perder a essência do conhecimento e sempre se adaptando aos novos mercados e às novas necessidades”.

Com uma programação diversificada, o Cinemontes acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho, como parte das comemorações dos 45 anos do Centro Cultural Hermes de Paula, sendo realizado pela Unimontes e pela Prefeitura de Montes Claros, através do Departamento de Artes e o Centro de Comunicação e Referência Audiovisual dessa universidade e a Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Empresa Mineira de Comunicação – EMC e Sicoob Credinosso. O Cinemontes tem o intuito de trazer o cinema para a cena cultural da cidade e sensibilizar a comunidade norte-mineira para a importância cultural, social e econômica do oferecimento do curso de Cinema e Audiovisual, em fase de aprovação nos conselhos superiores da Unimontes.

A palestra da noite foi com Matheus Rufino, gerente de produção e programação audiovisual na Diretoria de Audiovisual e Produtos Digitais da Empresa Mineira de Comunicação, instituição responsável pela Rede Minas e Rádio Inconfidência, com o tema: “Comunicação Pública e Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro”.

Matheus Rufino, gerente de produção e programação audiovisual na Diretoria de Audiovisual e Produtos Digitais da EMC.

Também presentes na abertura do Cinemontes estavam os professores e pró-reitores da Unimontes Maria das Dores Magalhães Veloso (Pesquisa), Rogério Othon Teixeira Alves (Extensão), Marcelo Brito (adjunto de Extensão), o diretor do Centro de Ciências Humanas – CCH, Jânio Marques Dias; o assessor de Relações Institucionais da Reitoria, Lindon Jonhson Dias da Silva; o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves; o cônsul de Portugal em Minas Gerais, Eurico de Matos; o cônsul honorário de Portugal em Montes Claros, Alexandre Pires Ramos; o vereador Valdecy Contador, servidores técnico-administrativos, acadêmicos, imprensa e convidados.

Durante o dia 14/06 e na manhã de sábado (15/06), teremos seguidas sessões para exibição de curtas e documentários no Centro Cultural, destinadas às escolas públicas e particulares, bem como sessões abertas ao público em geral a partir das 17 horas. Essa mostra vai privilegiar filmes e audiovisuais de produtores da região norte-mineira e uma seleção de produtos audiovisuais especialmente enviada pelo curso de Cinema e Animação da UEMG, marcando o início de uma parceria entre nossas instituições.

Rodas de conversa nas tardes de sexta-feira e sábado (14 e 15/06) propiciarão debates temáticos em mesas redondas com produtores, realizadores e agentes culturais locais.

Para aquecer as noites dos dias 14 e 15/06, teremos apresentações artísticas no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, com apresentação do Tiri Trio, com releituras da MPB e composições próprias, e o Grupo Senescentes, que trará o melhor do repertório de serestas norte-mineiras.

Com esta primeira edição, o Cinemontes espera contribuir para a fermentação de massa crítica regional em torno da significativa atividade industrial do cinema e do audiovisual na chamada economia criativa, o reconhecimento da necessária concentração de recursos humanos, intelectuais, materiais e políticos para a integração, no curso pretendido, de diferentes linguagens, infraestruturas, tecnologias e inovação, contribuindo assim para a formação de mão de obra qualificada, o oferecimento de prestação de serviços no setor e a consolidação de um polo regional de cinema e audiovisual na mesorregião do Norte de Minas Gerais.

Relacionadas

Uniopen – Unimontes recebe 3,8 mil alunos do ensino médio
Unimontes criou um novo curso de Cinema e Audiovisual.
Fachada do CEPT Unimontes
Unimontes abre 8 vagas para supervisores de cursos técnicos em diversas cidades
Núcleo de Investigação Socioambiental da Unimontes realiza visitas a comunidades tradicionais do Médio São Francisco junto com ex-vice-procuradora da República, docente da UnB
1° Mostra de Ensino e Extensão da Cultura Africana
Unimontes publica o edital do PAES