Diversidade, Estudos de Gênero e Sexualidade. Estas são as três temáticas do trabalho documental “Cinema e Gênero: Reflexões Contemporâneas”, que a Universidade Estadual de Montes Claros desenvolve junto à comunidade acadêmica e ao público em geral. A próxima intervenção acontecerá neste sábado (22/10), com a exibição do documentário “Vozeria” (2015), da diretora Raphaela Comisso. A sessão terá início às 14 horas, no auditório do Centro de Educação Profissional e Tecnológica(CEPT). O acesso é gratuito.
O trabalho é realizado conjuntamente pelos projetos de extensão da própria Unimontes: a Mostra Audiovisual: Olhar, Imaginar, Agir (OIA) e o Observatório Empoderamento do Feminino (OEF). O coletivo “Filhas de Frida” também é parceiro. São coordenadores os professores Railma Alves (OIA), Daliana Antonio e Bruno Saliba e, ainda, Eduarda Porcino, representante do coletivo “Filhas de Frida”.
A professora Daliana Antonio, do curso de Ciências Sociais da Unimontes, que justifica a iniciativa como “uma oportunidade de construir um circuito de filmes para ampliar o diálogo e as discussões acerca da sexualidade, da diversidade e dos estudos de gênero”. A escolha, segundo a docente, é sempre por produções brasileiras, entre curtas e longas metragens, além de documentários.
Confira
“Até o final do ano, realizaremos mais duas sessões, entre o final de novembro e a primeira quinzena de dezembro”, acrescenta Daliana. A primeira produção foi exibida em setembro, com o filme “O Céu sobre os Ombros” (2011), do diretor Sérgio Borges.
O evento é gratuito. Depois da exibição haverá um bate-papo sobre as impressões do documentário. Haverá entrega de certificados – a partir de lista de presença.
SERVIÇO
Trabalho Documental
“Cinema e Gênero: Reflexões Contemporâneas”
Exibição do documentário “Vozeria”
Temas: Sexismo e identidade de gênero
Data: 22/10
Gratuito
Vagas: 100
Horário: 14 horas
Local: CEPT/Unimontes – Rua Coronel Celestino, 65, Centro