O projeto Cine na Estrada Sessões Especiais inicia, nesta terça e na quarta-feira, 22 e 23 de abril, com a exibição de dois longas roteirizados, produzidos e dirigidos por cineastas mineiros, no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A iniciativa é fruto de parceria entre o Cinema Comentado Cineclube, Fulô Comunicação e Cultura e o MRNM, que fica na rua Coronel Celestino, 75, Corredor Cultural, centro da cidade. O Cine na Estrada Sessões Especiais acontece no contexto da comemoração pelos 21 anos do Cineclube Cinema Comentado. A entrada é gratuita.
A experiência de cinema e troca de ideias vai ocorrer a partir da exibição de dos filmes “Girimundo”, hoje, terça-feira (22/04), e “Baixo Centro”, quarta-feira (23/04), ambos às 19h.
Girimundo
“Girimundo” (2011), dirigido por Clarissa Campolina e Helvécio Marins Júnior, conta a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma das personagens fica viúva e sofre em silêncio. A ela restaram apenas os netos e suas estripulias como consolação. A outra carrega consigo um tambor, que marca o ambiente com seus sons.
Baixo Centro
Já “Baixo Centro” (2018) tem direção de Ewerton Belico e Samuel Marotta. A história envolve um casal que se conhece e se separa na mesma noite por força das circunstâncias. Mas os caminhos solitários são marcados por encontros com outras pessoas, que lhes despertam êxtases, lembranças e ambivalências. Sob a sombra de um sentimento de destruição iminente, eles vagam pela noite aparentemente sem fim.
Nos dois dias, o evento abrirá espaço para debate e comentários ao final das exibições. As sessões do “Cine na Estrada Apresenta” são uma realização do Cinema Comentado Cineclube e da Fulô Comunicação e Cultura em parceria com o Museu Regional do Norte de Minas. As exibições dos filmes têm o apoio das produtoras Anavilhana, 88 Arte e Olhar Filmes.


