Cinco professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participarão do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege). O evento, que será realizado entre os dias 21 e 26 de setembro deste ano, na Universidade Federal do Amapá (UniFAP), situada na capital Macapá, região Norte do país, pretende reunir pesquisadores, professores e acadêmicos das instituições de ensino superior e da educação básica, tanto do Brasil como do exterior. Os interessados devem se cadastrar no link. A iniciativa é da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege).

Pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Unimontes, os professores doutores Ana Ivânia Alves Fonseca, Carlos Alexandre de Bortolo, Rhayan de Carvalho Alves, Iara Soares de França e Gustavo Henrique Cepolini Ferreira vão integrar grupos de trabalho formados para o encontro.

Programação e temática

Na programação conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho, além do lançamento de livros e da realização de fóruns estratégicos como o Fórum de Coordenadores, o Fórum de Revistas e o Fórum de Discentes. Além disso, ocorrerá também I Fórum de Pesquisadoras da Pós-Graduação em Geografia, que visa ampliar os espaços de debate e articulação acadêmica.

O Enanpege é espaço estratégico para a comunidade acadêmica, pois propicia reflexão, debate e análise dos principais temas que fundamentam a produção científica e a formação na Geografia brasileira. A iniciativa bienal também divulga pesquisas nos diversos campos da disciplina e contribui para o avanço teórico-conceitual, metodológico e técnico das investigações em Geografia e áreas afins, no âmbito da pós-graduação. Estabelece, assim, diálogo contínuo com os vários espaços de atuação de geógrafos.

Com o tema “Geografias em um mundo em crises”, que ganha ainda mais relevância por ocorrer em solo amazônico, justamente no momento em que a Amazônia reafirma sua centralidade nos debates e projetos de desenvolvimento econômico e social, o Enanpege ocorrerá numa região, que, historicamente, tem sido palco de intensos conflitos e transformações, enfrenta novas pressões diante das mudanças climáticas e das políticas econômicas globais.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro