Discutir o papel das Universidades no contexto da Inovação tecnológica, incentivar o desenvolvimento da ciência como ferramenta para o desenvolvimento e buscar soluções práticas para as demandas da sociedade. Estes foram os destaques da palestra proferida pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geais (Fapemig), professor Doutor Evaldo Ferreira Vilela.

O professor Evaldo Vilela esteve na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) nessa quinta-feira (21/05), num encontro com pesquisadores, professores, acadêmicos e a comunidade cientifica da Instituição, além de convidados de outras Instituições de Ensino Superior. A palestra “Universidade brasileira, a Inovação tecnológica, a Pós e a Pesquisa” foi realizada no auditório do prédio 6 (CCBS), no campus-sede.

Durante a palestra, o professor Vilela destacou que a Fapemig é parceira da Unimontes em diversos projetos científicos e que a parceria é sempre reforçada. “A Fapemig é uma agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica e compete à fundação apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação de instituições, projetos estes que sejam considerados importantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado”, reforçou.

DSC 0024O presidente da Fapemig ressaltou ainda que é imprescindível avançar no desenvolvimento da ciência e da inovação tecnológica para suprir as necessidades da população, e não só as demandas locais, mas também as globais. “Nossos projetos de pesquisa, nossa ciência devem ser desenvolvidos com amplitude, com senso global e mais critico. É preciso pensar em pesquisa voltada para o mundo, e não apenas para registro de currículo, pois assim, nossa colaboração é muito maior, e de fato, contribui para o desenvolvimento do país”, disse.

O palestrante finalizou manifestando a importância do empreendedorismo. “É altamente relevante que nossos pesquisadores saiam do universo acadêmico e pensem de forma mais ativa, empreendam ideias e criem negócios tecnológicos criados nas Universidades e, ao mesmo tempo, tenham diálogo entre ciência e sociedade”.

Depois da palestra, os pesquisadores fizeram perguntas ao palestrante. O presidente da Fapemig enalteceu o valor da Universidade Estadual de Montes Claros. “A Unimontes é uma grande referência para nós, pois luta com dificuldades e demonstra que é possível alcançar avanços com um trabalho sério. A Unimontes é um instrumento extremamente importante para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e tem nosso reconhecimento. Vocês têm um gestor altamente competente, honesto e transparente que é o reitor João dos Reis Canela, pessoa que conheço e atesto a sua competência e trabalho responsável”, reiterou.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, agradeceu a presença do professor Vilela e o apoio da Fapemig. “Nossas pesquisas, projetos e propostas não teriam sucesso sem a valiosa parceria e contribuição da agência de fomento que é a Fapemig, e temos certeza, de que novos projetos continuarão sendo desenvolvidos em beneficio da sociedade”, disse o reitor.

O professor Evaldo Vilela tem rica trajetória acadêmica com pós-doutorados na Alemanha, Estados Unidos e Japão. É agrônomo, é membro da Academia Brasileira de Ciências e da de Ciência Agronômica. Foi reitor da Universidade Federal de Viçosa e Secretário Adjunto de C&T e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais.

ENCONTRO COM GESTORES

Presidente da Fapemig ao lado do reitor João Canela e do vice-reitor padre Alvimar

Após a palestra, o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, esteve com o grupo gestor da Unimontes na sala dos conselhos (prédio da Reitoria). O encontro foi com o reitor João Canela, com o vice-reitor Antonio Alvimar e a equipe de gestão para alinhar algumas ações entre as duas instituições parceiras. Os pró-reitores de Pós-graduação e de Pesquisa, professores Hercílio Martelli Júnior e Rômulo Soares Barbosa falaram dos indicadores das respectivas áreas. A Unimontes tem hoje 341 doutores, 517 mestres com 12 mestrados próprios, 3 doutorados próprios, além de 4 cursos interinstitucionais. Ao todo são 820 alunos na pós-graduação.

“Nosso objetivo é ampliar os nossos programas de pós-graduação e nossos grupos de pesquisa, naturalmente, de forma adequada considerando nossa logística e infraestrutura existentes, e para isso, estamos trabalhando de forma coletiva. Aproveitamos aqui para agradecer o apoio irrestrito da Fapemig”, disse o pró-reitor de Pós-graduação, professor Hercílio Martelli Júnior.

O presidente da Fapemig ouviu algumas demandas das áreas e reafirmou a parceria da agência de fomento na formação de pesquisadores, de mestres e doutores e também na execução de projetos da Unimontes.