Os municípios do entorno do Lago da Hidrelétrica de Irapé, no Norte de Minas, contarão, em julho de 2014, com o Festival de Inverno a ser promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura. A secretária Eliane Parreiras, em encontro com o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, na manhã dessa quarta-feira (19/09), no prédio da Reitoria, anunciou a adesão da Secretaria de Cultura ao programa da universidade.

O Festival de Inverno Circuito Lago de Irapé terá a participação de doze cidades, tendo como sede, em 2014, o município de Grão Mogol. A proposta é que a cada ano um dos municípios do entorno do lago seja sede do evento.

O reitor João dos Reis Canela destacou a riqueza cultural regional e, especialmente, da região de Grão Mogol, mostrando a necessidade de divulgar e incentivar a arte e a cultura. Os entendimentos para a realização do Festival de Inverno estão em estágio avançado e está confirmada a participação dos municípios de Berilo, Botumirim, Chapada do Norte, Cristália, Curral de Dentro, Grão Mogol, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Novorizonte, Padre Carvalho, Turmalina e Veredinha.  Além de ser uma vitrine para a apresentação da arte e da cultura, reunindo música, dança e artesanato, o Festival contará com oficinas e palestras, além de uma pesquisa sobre a cidade de Grão Mogol, que deverá ser contada por atores.

A pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Marina Ribeiro Queiroz, explica que a Unimontes já promoveu em Grão Mogol o evento Circulador das Veredas, contribuindo para despertar o interesse regional pela preservação da cultura daquela microrregião.

reunião grãomogol destaque

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela recebeu a secretária Eliane Parreiras, em encontro na reitoria (foto: Léia Oliveira/Unimontes)

A oportunidade para retomar as ações culturais em Grão Mogol surgiu durante diálogo entre o reitor João dos Reis Canela e o prefeito daquela cidade, Jefferson Figueiredo.

“Será uma grande oportunidade para que os municípios mostrem as suas potencialidades ao mesmo tempo em que os nossos acadêmicos coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula. As ações contribuirão também para que os grupos artísticos da universidade possam mostrar o seu talento, em perfeito entrosamento com a comunidade”, reforça.

MUSEU REGIONAL – A implantação do Museu Regional, a ser instalado no antigo Casarão da Fafil, no centro de Montes Claros, foi outro ponto destacado durante a reunião com a secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras.

Ficou definido que a Unimontes e a Secretaria de Estado de Cultura reestruturarão as ações em busca de apoio financeiro para garantir a implantação, em 2014. O reitor João dos Reis Canela comentou uma série de ações adotadas pela instituição ao longo dos anos para a criação do Museu Regional, lembrando a grande contribuição que será dada pelo espaço para a preservação da história e da cultura regional. O casarão da Fafil foi totalmente restaurado em 2009 com recursos da Lei Rouanet (R$ 1 milhão e 187 mil reais), captados com a interveniência do Governo de Minas junto às empresas Cemig Cultural e Telemar Oi Futuro. O local tem abrigado diversos eventos culturais da universidade.