Neste mês, entre os dias 28 e 31, Montes Claros sediará II Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar – II Eipse. A projeção dos organizadores é de reunir 1,5 mil pessoas entre professores, acadêmicos, mestres, doutores e investigadores científicos de pelo menos 10 países dos cinco continentes.
A iniciativa é da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – por meio do Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia, Esporte, Exercício e Saúde Ocupacional (Gipesom) e dos programas de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde – e das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP/MOC)
Também apóiam o evento o Governo de Minas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Santa Casa de Montes Claros. As atividades vão acontecer paralelamente ao 8º Simpósio de Pesquisa da FIP/MOC e o 1º Simpósio Internacional de Saúde do Norte de Minas.
TRABALHOS
O prazo de inscrições de trabalhos (comunicação oral e poster) para submissão e que poderão ser apresentados durante o encontro se estende até o próximo dia 8. Os interessados deverão encaminhá-los pela internet: www.eipse.com.br. No mesmo portal eletrônico, podem ser acessadas as informações da programação completa, relação dos palestrantes e seus respectivos currículos.
O evento internacional tem como objetivo a difusão das pesquisas e o intercâmbio entre as comunidades acadêmicas. A proposta é discutir os problemas científicos, com a promoção do diálogo e a partilha de ideias, perspectiva e experiências. “Os participantes poderão contribuir para o avanço da ciência, ao identificarem problemas comuns em suas origens e, assim, construírem projetos de pesquisa para que as diferentes áreas se complementem”, explicam os organizadores.
ÁREAS – As discussões científicas vão focalizar as seguintes áreas: ciências da saúde, atividade física e saúde, bioética, esporte e desempenho humano, psicologia do exercício e saúde e bem-estar. o público-alvo é formado estudantes, professores, profissionais e pesquisadores das áreas da saúde, esporte, educação, psicologia, engenharias e do lazer.
Durante o evento, na área de esporte e desenvolvimento, serão promovidos os cursos sobre “Doping no esporte” e “Coaching Esportivo”. Na área das ciências da saúde, haverá o work“Implantodontia Guiada”, “Doenças Cardiometabólicas” e “Primeiros Socorros: uma abordagem geral”. Entre outras atividades, também estão previstos debates na área da bioética.