Na tarde desta sexta-feira (17/8), a Universidade Estadual de Montes Claros dá sequência à programação do I Congresso Internacional de Educação, às 14 horas, com o lançamento do novo ciclo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), às 14 horas, em evento na quadra 1, do Centro Esportivo Universitário “Reitor João Vale Maurício”.
Serão 18 meses de vigência, com o atendimento de 1.296 alunos dos quatro primeiros períodos dos cursos de Licenciatura ministrados em 11 dos 12 campi da Unimontes no Norte, Noroeste e Centro do Estado, além do Vale do Jequitinhonha.
Simultaneamente, será apresentado o cronograma do programa de Residência Pedagógica, voltado para os universitários dos quatro períodos finais, também da área de Licenciatura. A vigência também é de um ano e meio, com 1.080 bolsistas.
Na sequência das atividades, será ministrada a palestra “Pibid e Residência Pedagógica como Políticas Públicas e a Diversidade na Formação Docente”, com dois doutores convidados: professora Alessandra Assis, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e professor Helder Eterno da Silveira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A professora doutora Silvana Diamantino França, coordenadora institucional do PIBID para a Unimontes e presidente da comissão organizadora do Congresso Internacional, será a mediadora.
Aberto na última quarta-feira, o I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes é realizado pela Unimontes, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino e do Departamento de Educação, com cerca de 800 inscritos e 409 trabalhos para apresentações em comunicação oral e outros 150 no formato de pôster.
À noite, haverá sessão de lançamento de livros e a palestra: “A inclusão no Ensino Superior: das Políticas Públicas aos desafios Institucionais”, com os professores doutores Helder da Silveira (UFU) e João Felício Rodrigues Neto, pró-reitor de Ensino da Unimontes. Um balanço sobre as reflexões do evento encerra as atividades.