Evento será promovido pelo curso de Letras/Português
No próximo dia 24, acontecerá na Casa de Cultura de Paracatu, às 19 horas, o “Chá literário – Saberes e Sabores da Palavra”, com uma série de atividades artísticas e literárias. A iniciativa é do curso de Letras/Português do Campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em Paracatu, inserida na disciplina Teoria da Literatura II – Poesia.
A professora Ivana Ferrante Rebello, doutora em Letras e pró-reitora de Ensino da Unimontes, vai proferir a palestra de abertura do “Chá Literário”, abordando o tema “Literatura, Cognição e Ensino na Educação Contemporânea”. A atividade terá como mediadores os professores Luiz Henrique Gomes Silva, Katya Queiroz Alencar e Aline Maria Gonzaga Ruas, do curso de Letras/Português da Unimontes em Paracatu.
Conforme explica a coordenadora geral do evento, a Professora Katya Queiroz Alencar, além da palestra da professora Ivana Ferrante Rebello, haverá declamações de poemas, dramatizações e performances literárias, apresentação de canto solo, teatro de fantoches e leituras compartilhadas e socialização simbólica no chá Poético.
O chá literário contará com a participação dos acadêmicos do 2º período de Letras/Português do Campus da Unimontes em Paracatu. O público-alvo será composto ainda por professores, autoridades e comunidade em geral, promovendo o diálogo entre universidade e sociedade.
A coordenadora geral destaca que a ação tem como objetivo “integrar universidade e comunidade em um espaço de encontro, partilha e vivência estética, no qual literatura, oralidade e sensorialidade se entrelaçam”. Além disso, “busca ampliar o repertório cultural, fortalecer a formação pedagógica dos licenciandos e valorizar a literatura como experiência viva, capaz de mobilizar afetos, memórias e reflexões”.
A professora Katya Queiroz Alencar ressalta a importância do chá literário no processo de ensino/aprendizagem, pois integra teoria e prática, transformando o aprendizado em uma experiência estética e vivencial. O evento “estimula a expressão artística e literária dos estudantes, desenvolvendo competências de leitura, interpretação e oralidade”. Além disso, “promove a formação docente sensível e crítica, valorizando a literatura como instrumento de reflexão e criação”, acrescenta.