Depois do período de férias, 7580 acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros iniciaram nesta quarta-feira (5) oficialmente as atividades acadêmicas no campus-sede e nos 11 campi situados no Norte e Noroeste de Minas, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, conforme a Secretaria Geral da universidade.
A Unimontes, por meio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, receberá os veteranos e calouros com a realização da tradicional Unicalourada/2014, programada para os dias 11 e 12/02, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no campus-sede em Montes Claros-MG.
Programação permanente, a Unicalourada inclui visitas instrutivas à Biblioteca Central, Trote Solidário com campanhas sociais junto ao Hemominas e às instituições assistenciais de Montes Claros, além da apresentação de projetos que orientam sobre como ter acesso aos projetos da Universidade, bem como sobre o funcionamento das agências de fomento de pesquisa científica, como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
O “Calendário Escolar” já está disponível para download no portal da Unimontes, na área do aluno.
Movimento no campus – Calouros que experimentaram a primeira aula no campus-sede, nesta quarta-feira, conheceram de in loco a infraestrutura da Universidade. O acadêmico Jair Bastos, do 1º período de medicina diz estar passando por um momento singular. Ele, que já possui um curso superior, se diz um “calouro veterano”, e explica que o novo curso exigirá vocação e dedicação intensa. “Fazer medicina é uma utopia que nos move e voltar à academia é algo estimulante”, comemora Bastos, que é natural de Bocaiuva e transferirá seu domicílio para Montes Claros.
Enfermagem que encurta relacionamentos. A manhã de Maíra Dias Xavier, Andressa Samantha Oliveira, Rafaela Terezinha de Souza e Ana Carolina Pereira Martins parecia não ter fim nesta quarta. Fora Andressa que é de Montes Claros, as amizades que a caloura acabara de cultivar na universidade vieram de fora por conta da formação acadêmica superior.É o caso de Rafaela Terezinha, que saiu de Itabira-MG em busca de uma vaga no curso de medicina. “Eu e minha família estamos muito felizes. Não desisti do meu sonho, vou estudar enfermagem mas mirando sempre o curso de medicina da Unimontes, que tem ótimo conceito nessa área”, explica.
A programação completa e informações sobre os eventos, como a recepção de calouros, apresentações de trabalhos, vagas de estágio, pós-graduação, mestrados e doutorados você também encontra nas mídias sociais oficiais da Unimontes, no Facebook, Twitter, YouTube, Google Plus e Flickr.