Com 120 novos alunos matriculados, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), iniciou em 22 de fevereiro, as aulas remotas dos cursos técnicos em Administração, Enfermagem e Gerência de Saúde.
Tradicionalmente, o CEPT vem oferecendo cursos por meio de convênios. Dessa vez, a oferta é de cursos próprios regulares, com recursos oriundos da Universidade. A partir de agora, o objetivo é oferecer vagas anualmente para esses cursos.
Nas novas turmas dos cursos técnicos ofertados com recursos próprios, para o curso técnico em Administração, a oferta é de 30 vagas, para o período noturno, com realização prevista para 18 meses. A oferta anual para o curso técnico em Gerência de Saúde é de 60 vagas, com 2 turmas nos turnos matutino e noturno e para o curso técnico em Enfermagem são 30 vagas disponíveis para o turno matutino. A previsão de sua realização é de 28 meses.
Na aula inaugural dos cursos técnicos, o diretor do CEPT professor Márcio Antônio Alves Veloso destacou a importância dos mesmos para a região: “a proposta é melhorar a vida das pessoas, por meio da oferta de novas turmas nas áreas técnica e tecnológica”, aponta.
Zaida Ângela Marinho de Paiva Crispim, professora e coordenadora dos cursos, ressaltou a excelência da equipe de docentes e a qualidade dos cursos. “Nossos alunos têm uma grande oportunidade em suas mãos”.
Alunas destacam as oportunidades dos cursos
Kelly Muniz de Aguiar reconhece essa oportunidade. “Escolhi ser enfermeira, pois amo e respeito a vida. Não imaginava um dia poder fazer um curso na área da saúde. Cursar o técnico em Enfermagem é um sonho realizado”.
Para Sílvia Letícia Fróes, aluna do curso técnico de Gerência em Saúde, a capacitação é uma oportunidade para melhorar o Sistema Único de Saúde. “O curso é importante, pois além de nos oferecer uma formação profissional, irá nos ensinar a atuar com mais efetividade no Sistema, com ações mais efetivas”, pondera.
Matriculada no curso técnico em Administração, Maria Aparecida Ramos comemora a chance de ter conseguido uma vaga em uma universidade pública. “Começamos as aulas de forma remota, em decorrência da pandemia. Estou muito feliz e confio que vai dar tudo certo. Com esse curso, estamos adquirindo mais conhecimento e tentando melhorar nosso currículo”, lembra.