Os idosos merecem atenção especial e devem ser tratados com carinho, sem qualquer registro de maus tratos ou algum tipo de violência. A questão é destaque nesta quarta-feira (15/6), no Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso “Eny Faria de Oliveira” (Crasi), vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HCUF), da Unimontes. A escolha da data é proposital: neste dia 15 comemora-se o Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.
Além de palestra sobre a conscientização pela causa, o trabalho conta com a distribuição de cartazes e folhetos educativos em relação ao tema. Ainda no HUCF, pacientes e acompanhantes participaram de uma mobilização como atenção para a busca de maior compreensão, carinho e atenção com as pessoas da terceira idade. Outro destaque foi o encaminhamento de denúncias de situações de violência e maus tratos aos idosos.
A assistente social Luara Veloso, do Crasi/HUCF, enfatizou que todo cidadão tem a obrigação de denunciar qualquer forma de violação aos direitos dos idosos. Além disso, ressaltou que a violência sofrida, na maioria das vezes, é psicológica. “Neste caso, o agredido sempre deve denunciar, mesmo que anonimamente”.
Uma das prioridades na campanha está na divulgação de dicas sobre como a pessoa idosa deve proceder quando sofrer maus tratos ou algum tipo de violência. A primeira orientação é que a pessoa não deve se sentir envergonhada ou culpada pelo abuso. Outro ponto: peça ajuda a parentes, pessoas de sua confiança e/ou profissionais que te acompanham (Centro do Idoso, Estratégia de Saúde da Família/ESF, Centro de Saúde ou Centro de Referência em Assistência Social/CREAS).
As vítimas devem procurar serviços como o Disque Direitos Humanos (100), Disque-Denúncia (181), Polícia Militar (190) e, também, Conselho Municipal do Idoso, Ministério Público e Delegacia de Polícia Civil.
ATENDIMENTOS
O Crasi, do Hospital Universitário, é especializado no atendimento multidisciplinar ao idoso frágil nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Odontologia, Psicologia e Enfermagem, além do atendimento em reabilitação física. Durante o ano de 2015, a unidade do Hospital da Unimontes realizou 94.195 atendimentos nas diversas especialidades.
Em atividade desde 2008, o Centro Mais Vida/Crasi foi construído e equipado com recursos doados pelo empresário Aloysio de Andrade Faria. Além do atendimento especializado ao idoso, a unidade desenvolve atividades de ensino na área de residência médica em Geriatria. Os residentes participam da assistência aos pacientes, acompanhados por professores e profissionais qualificados.
SERVIÇO
Conscientização e combate à violência contra o idoso
Para denunciar – ligue
Disque Direitos Humanos: 100
Disque Denúncia: 181
Polícia Militar: 190
Delegacia de Atendimento à Mulher: (38) 3216-7885
Conselho Municipal do Idoso: (38) 3229-3532
CREAS Montes Claros: (38) 3221-0350/3223-8361
Ministério Público de Minas Gerais: (38) 3212-6311