O Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência ao Idoso “Eny Faria de Oliveira” (Crasi), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), passa a contar com o trabalho da médica geriatra Luciana Colares Maia na coordenação técnica. Ela substitui a geriatra Ariane Gonzaga Durante, que esteve por nove anos na função e, nesta quinta-feira, recebeu uma homenagem da direção do HUCF pelos relevantes serviços em prol da comunidade regional.

O CRASI funciona anexo às instalações do Hospital da Unimontes, com gestão vinculada ao Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. A unidade é especializada no atendimento multidimensional ao idoso em situação frágil nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, além do atendimento em reabilitação física.

Inaugurado em 2008, a concepção do projeto conta com recursos do Grupo Alfastar, doados pelo empresário Aloysio de Andrade Faria. Atualmente, a média de atendimento chega a 700 idosos por mês, oriundos de Montes Claros e dos 86 municípios da macrorregião Norte de Minas.

PROPOSTAS

A nova coordenadora técnica esteve em audiência com o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, nessa quarta-feira (16), e apresentou as propostas de trabalho, bem como, as demandas internas do setor. A geriatra Luciana Colares esteve acompanhada pelo Superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima, pela coordenadora adjunta do Crasi, Natália Valadares, e pela coordenadora administrativa, Juliana Lélis Leite.

“Nosso maior desafio é melhorar a cada dia o atendimento ao idoso e organizar a rede básica de saúde no sentido de incrementar o encaminhamento dos pacientes”, disse a geriatra. Na reunião administrativa, foi apresentada a demanda de contratação de novos profissionais para o Crasi, ponto que integra a pauta de solicitações da Superintendência do HUCF junto ao Governo de Minas Gerais.

Crasi 2017

HOMENAGEM

Na manhã desta quinta-feira (17), a Superintendência e as Diretorias do HUCF promoveram uma sessão de homenagem à médica Ariane Gonzaga Durante, que, durante os nove anos de gestão foi responsável pela estruturação da unidade. O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, participou do encontro. A ex-coordenadora recebeu os agradecimentos da equipe pelo tempo dedicado ao trabalho na unidade, em reconhecimento pelas ações desenvolvidas em benefício da saúde e qualidade de vida dos idosos atendidos pelo Centro “Mais Vida”.