O Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, recebe neste sábado (13/04), a partir das 8 horas, a 1ª etapa da V Copa Minas Gerais de Natação – regional Norte de Minas. Haverá provas individuais e de revezamento da categoria Mirim à Sênior, com equipes de cidades credenciadas. O campus da Unimontes possui a única piscina olímpica oficial (50 metros) da região.

Esta é a quinta edição do evento, que contempla todo o Estado nas regionais também no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Triângulo, Central e Rio Doce, que acontecem paralelamente – quatro etapas até outubro. Os campeões de cada parte de Minas Gerais se reunirão em novembro para a disputa da final geral da Copa MG, em Belo Horizonte.

Conforme informações do professor Alexandre Caribé, um dos coordenadores dos projetos aquáticos no CEU, a Unimontes será representada pela própria equipe de natação composta por acadêmicos e pessoas da comunidade que participam dos treinamentos regulares. São 36 atletas de ambos os sexos, nove aos 48 anos de idade, o que assegura a participação da instituição em todas as provas previstas. O professor Trajano Moraes é o técnico da equipe universitária.

Provas

Nas categorias Pré-Mirim e Mirim haverá provas de 25 metros livre, costas, peito e borboleta, além do revezamento 4×25 livre. Já nas categorias Petiz à Sênior serão realizadas as provas de 50 metros livre, 100 metros costas, 50 metros estilos peito e borboleta, assim como a de revezamento 4×50 livre. Acontecerá, ainda, a prova avulsa de 25 metros livre entre os atletas Petiz e Juvenil.

A coordenação da Copa MG adiantou também a data das outras etapas do Norte de Minas: II Fase: 8 de maio; III Fase: 5 de junho, IV Fase: 26 de outubro: Final: 23 e 24 de novembro. A II, III e IV fases também serão na piscina da Unimontes. Mais informações no Centro Esportivo Universitário e pelo telefone (38) 3229-8054.