Foi iniciada a capacitação dos profissionais da área da atenção básica de 96 municípios da macrorregião do Norte de Minas. O trabalho tem por finalidade aperfeiçoar o encaminhamento de pacientes que são atendidos pelo Centro de Referência em Atenção à Saúde do Idoso “Eny Faria de Oliveira” (Crasi), vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria – da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A capacitação é destinada às pessoas que trabalham nas sete microrregiões do Norte de Minas e apresenta, de forma detalhada, o fluxo de encaminhamento e agendamento para o atendimento multiprofissional ao idoso frágil, com o repasse de informações sobre a documentação necessária, a forma de acompanhamento pelos responsáveis e os serviços de apoio diagnóstico (exames complementares de média e alta complexidade). Há, ainda, informações sobre o funcionamento pleno do Crasi.

As cidades de Bocaiuva, Claros dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Glaucilândia, Itacambira, Joaquim Felício, Juramento e Olhos D’água, integrantes da Microrregião de Bocaiúva, foram as primeiras contempladas. Em Montes Claros, a capacitação é realizada na Secretaria Municipal de Saúde e ministrada pela médica Natália Valadares, coordenadora técnica do Crasi/Unimontes.

A capacitação seguirá até o dia 30 de abril. O treinamento para os municípios participantes acontece às quintas-feiras à tarde; já os profissionais de Montes Claros são capacitados pela manhã. O próximo treinamento está programado para 19 de marco, no HUCF, com representantes da microrregião de Coração de Jesus e Francisco Sá. O último está previsto para o dia 30 de abril.

MELHOR FLUXO

Segundo a coordenadora administrativa do Crasi, do Hospital Universitário, Zuíla Rametta, esse tipo de capacitação melhora – e muito – o fluxo de atendimento das metas pactuadas. “Nossa proposta é melhorar e aprimorar os atendimentos e a prestação de serviço à população e aos profissionais do Norte de Minas”, relatou a coordenadora.

De acordo com a geriatra e também coordenadora do Crasi, Ariane Maria Gonzaga Durante, é preciso melhorar o fluxo de trabalho de forma que o serviço funcione da melhor forma. “Nossa orientação considerada imprescindível é para que os municípios conveniados criem mecanismos de atendimentos antes de solicitarem o agendamento do paciente. Nossa meta é atender de forma efetiva para que os idosos já atendidos no Centro retornem para a casa com um plano de cuidado específico que possa ser acompanhado pelo médico do seu município”, informou a médica.

Jaqueline Pinheiro, da cidade de Bocaiúva, participou da capacitação e garante que atividades como esta são esclarecedoras e apresentam medidas que vão facilitar as demandas de cada município. “Conhecer os processos vai facilitar a nossa vida e melhorar o atendimento. Com a capacitação, temos a oportunidade de organizar e gerenciar melhor os processos e agendamentos” completou.

ATENDIMENTOS

No ano passado, dos 480.599 procedimentos realizados no Hospital Universitário, 81.124 foram feitos no Centro Mais Vida de Referência em Assistência ao Idoso (Crasi), localizado ao lado do HUCF. O Crasi oferece atendimento médico especializado, hospedagem e alimentação para pacientes de outras cidades.

SERVIÇO
Capacitação – Centro de Referência em Atenção à Saúde
Data: até 30 de abril
Público: profissionais de saúde da atenção básica dos 96 municípios da macrorregião Norte de Minas
Informações: 3224-8035
e-mail:crasi.hucf@unimontes.br

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia