Nesta sexta-feira (24/10), será inaugurado no Campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em Janaúba, o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas – Mata Seca. A instalação da unidade é resultado de parceria entre a Unimontes, Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Orçado em cerca de R$ 1 milhão, o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas – Mata Seca – foi viabilizado com recursos liberados pela Codevasf e pelo Ministério do Meio Ambiente. A unidade faz parte de uma rede de pesquisa e estudos sobre a recuperação de solos degradados, que conta com oito unidades distribuídas em cidades no Semiárido Brasileiro e na região da Bacia do Rio São Francisco, dos quais sete já tiveram as sedes definidas: Janaúba, Paracatu e Arcos, em Minas Gerais; Petrolina e Serra Talhada, em Pernambuco; Barreiras (Bahia) e Arapiraca (Alagoas).
O centro de estudos instalado no Campus da Unimontes terá como coordenador o professor Luiz Henrique Arimura Figueiredo, do departamento de Ciências Agrárias. Ele explica que, além de beneficiar os produtores da região, o serviço será voltado à pesquisa, fomentando também as atividades de ensino e extensão e a educação ambiental. As ações envolverão professores e pesquisadores da Unimontes, da UFMG e da UFVJM, que vão atuar juntas.
GRADUAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO
Com a instalação do Centro de Referência, professores, pesquisadores e alunos dos cursos da área de Ciências Agrárias (graduação, mestrado e doutorado) poderão desenvolver pesquisas aplicadas sobre a recuperação de solos degradados. Nesse sentido, será disponibilizado um terreno de 20 hectares, dentro da fazenda experimental do Campus da Unimontes em Janaúba, onde serão desenvolvidos os estudos na prática.
O professor Luiz Henrique Arimura Figueiredo esclarece que a unidade vai priorizar o atendimento aos pequenos produtores que tenham problemas com a degradação de terrenos em suas propriedades. “A ideia é reunir a maior quantidade possível de informações sobre a recuperação de áreas degradadas. Todos os agricultores que necessitarem de informações sobre a recuperação de áreas degradadas deverão entrar em contato com a unidade, que vai funcionar de forma interligada com outros centros de pesquisa”, informa o coordenador.
Ele explica que o atendimento do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas será gratuito. Qualquer agricultor que necessitar do serviço deverá entrar em contato com a coordenação da unidade, no Campus de Janaúba (pelo telefone [38] 3821 2756), que será agendada a visita da equipe responsável à propriedade.
Serviço:
Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas – Mata Seca
Onde funciona: Campus da Unimontes em Janaúba
Telefone: (38) 3821 2756