O Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (CRASI) do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará, nesta quinta-feira (30/03), um encontro aberto a todos os cuidadores familiares de idosos de Montes Claros.

O objetivo do encontro é ampliar o trabalho de informação, diálogo e troca de experiências entre os cuidadores e profissionais de áreas diversas. Desta forma, pretende debater temas relevantes que possam contribuir diretamente para os cuidados com os idosos.

O evento denominado “I Encontro de Cuidadores Familiares – Quem cuida? Um olhar para o cuidador familiar da pessoa idosa” será coordenado pela assistente social Luara Silva Veloso. A atividade será direcionada aos cuidadores familiares cadastrados no banco de dados do Centro “Mais Vida/ CRASI.

“A demanda por cuidador em tempo integral é uma realidade cada vez mais presente nas famílias. As limitações provocadas pela perda funcional progressiva da pessoa idosa geram a necessidade de suporte diário, que nem sempre é compatível com a rede de apoio disponível”, afirma Luana Silva Veoso.

“Não raro, a responsabilidade é assumida por uma única pessoa, normalmente do gênero feminino e residente no mesmo domicílio, que acaba exposta a situações de sobrecarga e adoecimento, em uma jornada solitária, para a qual não há suporte familiar nem social efetivo. É por isso que, nesse primeiro encontro, o foco será dado ao cuidador. Nosso objetivo é proporcionar um momento de escuta, valorização, levantamento de demandas e visibilização de urgências.”, explica a assistente social do CRASI”.

Paciente idosa e seu cuidador, em atendimento no CRASI.

Diante desse quadro, o fortalecimento da rede de apoio ao cuidador apresenta-se como um dos focos prioritários para a concretização da proposta de cuidados. Com esse intuito, em agosto de 2022, o Centro “Mais Vida” deu início ao curso “Suporte a quem cuida: curso para cuidadores informais de idosos”. Agora iniciará uma nova etapa, evoluindo conceitos e adotando novas diretrizes para os cuidados para com a melhor idade.

“O evento abrirá uma nova etapa dos nossos programas de assistência aos cuidadores familiares, com a manutenção de um grupo fixo de cuidadores e a extensão das atividades a encontros bimestrais.”, destaca Ely Carlos Pereira de Jesus, coordenador do CRASI.

Ely Carlos Pereira de Jesus, coordenador do CRASI.

O evento também será aberto gratuitamente aos cuidadores de idosos interessados no tema proposto . Para isso, deverão entrar em contato com a coordenação do CRASI pelo telefone 3224-8035.

Saiba mais

O serviço especializado pelo CRASI, do Hospital da Unimontes, é gratuito – bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) –, assiste, diariamente, uma média de 130 pacientes. A unidade oferece atendimento multidisciplinar em diversas especialidades médicas e nas áreas de Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Reabilitação Física.

O fluxo de atendimento funciona da seguinte forma: o idoso deve ser avaliado, primeiramente, por médico da atenção básica em um posto do Programa de Saúde da Família (PSF), que faz o encaminhamento para o Centro de Referência do Hospital Universitário. A assistência é oferecida a pessoas com mais de 80 anos e pacientes acima de 60 anos com polipatologias (enfermidades não infecciosas, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitus, fraturasósseas, insuficiência renal entre outras).

No Centro de Referência, além das consultas com a equipe multidisciplinar, os pacientes têm direito a exames especializados como os de tomografia de crânio, eletrocardiograma, ressonância de crânio e radiografia.

O agendamento pode ser feito pelos telefones 3224-8038 e 3224-8041.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco