O eclipse da lua previsto para esta terça-feira (16 de julho) tornou-se uma oportunidade especial para o Centro de Estudos Astronômicos de Montes Claros (Ceamontes) divulgar suas ações junto à comunidade local e regional. A entidade promoverá um encontro gratuito para acompanhar o fenômeno lunar, a partir das 17h30, em frente ao prédio do Cepeage, ponto mais alto da área urbanizada do Bairro Ibituruna. O evento tem o apoio de professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros que atuam como integrantes e simpatizantes do Ceamontes.

O eclipse coincide com uma data histórica para a astronomia mundial: os 50 anos do lançamento da Apollo 11, primeira espaçonave a pousar na Lua. Além da disposição de telescópios, o Ceamontes montará um telão para que o público possa acompanhar detalhes do eclipse. Haverá, ainda, palestras sobre como foi o Programa Apollo, da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos).

“O eclipse poderá ser visto a olho nu. Com a ajuda de telescópios poderemos observar belos detalhes de algumas crateras e planícies lunares. As pessoas poderão observar, por exemplo, a divisão dos lados claro e escuro do nosso satélite, assim como as suas sombras”, explica Alysson Teixeira Silva, presidente do Ceamontes e egresso do curso de Matemática da Unimontes.

Segundo ele, a ideia em criar o Centro de Estudos Astronômicos surgiu em 2015, para dar visibilidade aos estudos de áreas como Física, Química e Matemática associados à origem e à evolução do universo. Atualmente, são 33 integrantes oficiais e outros 682 simpatizantes, estes que integram a página do Ceamontes no Facebook.

“Com atuação e posição estratégica, a Unimontes pode estabelecer uma frutífera parceria com o Ceamontes, por meio dos centros de ensino, grupos de pesquisa, acadêmicos, professores e egressos. Seria até uma forma de resgatar o projeto para que o município tenha um observatório ou outro espaço reservado para estudos da astronomia”, avalia o professor Guilherme Vilela, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Unimontes e integrante do Ceamontes.

Os professores Antônio Wilson Vieira (Matemática) e Cássio Alexandre Silva (Geografia) também representam a Unimontes entre os integrantes oficiais do Centro de Estudos.

O Centro Universitário FIP-MOC e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) são parceiros na realização do evento. “O eclipse lunar da próxima terça-feira será o último com sombra completa pelos próximos dois anos, coincidindo com o marco histórico da exploração humana do espaço”, reforça o convite o professor Júlio César Guedes, do IFNMG e também egresso da Unimontes.

Editora Unimontes lança livro sobre Imunidade e COVID-19
Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq