O CEPT, ex-Centro do Ensino Médio e Fundamental e Médio (CEMF), é responsável pela Escola Técnica de Saúde (ETS), contando, atualmente, com mais de 400 alunos em diversos cursos técnico-profissionalizantes, entre outros, nas áreas de Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental (THD) e Técnico em Atividades do Comércio.
O professor João Canela ressaltou a importância do Centro de Educação Profissional e Tecnológica, lembrando que o fomento ao ensino profissionalizante é prioridade no país hoje. “O potencial deste Centro para a captação de recursos, visando a promoção de novos cursos, é extraordinário. Temos que ampliar as parcerias e incrementar a educação tecnológica”, afirmou.
Ele destacou também a importância de valorização da capacidade do corpo técnico e docente da Universidade Estadual de Montes Claros. “Temos que reconhecer e valorizar os recursos humanos da própria universidade, aproveitando o potencial de cada um, independente de qualquer outra questão”, assinalou o reitor.
João Canela lembrou que nesta terça-feira (6/12), ao lado da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, completa um ano à frente da Unimontes. “Tivemos um ano de muitos desafios, mas também de vitórias. Sabemos que estamos em um processo de construção permanente da universidade, que terá continuidade em 2012 e nos anos seguintes, com grandes perspectivas”, declarou ele.
Na mesma oportunidade, por sugestão do próprio reitor, o pró-reitor de Pós-Graduação, Osmar Pereira Oliva, fez o uso da palavra para falar sobre a concepção de universidade. “Além do ensino, pesquisa e extensão, a universidade é constituída por pessoas, que podem pensar diferente, mas são comprometidas com o crescimento da instituição. Por isso, temos que respeitar as diversidades e as diferenças de cada um”, mas reconhecendo que todos contribuem para o bem coletivo”, avaliou o pró-reitor.
Ao ser empossado, o professor Geraldo Antônio dos Reis enalteceu os objetivos do Centro de Educação Profissional e Tecnológica. Ele disse que sua meta é aumentar as parcerias com órgãos estaduais e federais e prefeituras, visando ampliar a oferta de cursos pelo centro. “Vamos trabalhar juntos com todos aqueles que têm interesse no crescimento da educação tecnológica”, assegurou o novo diretor do CEPT.