A Escola Técnica de Saúde vinculada ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com a colaboração de professores do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva, é parceira da Escola de Saúde de Minas Gerais (ESP/MG) para a execução do projeto Caminhos do Cuidado do Ministério da Saúde. O projeto visa à qualificação da atenção primária à saúde na atenção em saúde mental, álcool, crack e outras drogas. Trata-se de uma estratégia de ação dentro do Plano Crack, que constitui uma das diretrizes de intervenção do governo brasileiro para enfrentamento dos problemas decorrentes do uso abusivo de drogas no país.

A Unimontes assumiu a coordenação estadual com ações do Projeto Caminhos do Cuidado. As atividades são realizadas nas regiões Norte, Nordeste, Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha. As demais regiões do Estado estão sob a responsabilidade da ESP/MG. Em uma iniciativa inédita, este projeto tem como meta capacitar todos os agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem que fazem parte da Estratégia Saúde da Família em todos os municípios brasileiros.

As atividades do projeto no âmbito da Unimontes iniciaram em abril de 2014, com previsão de término em julho de 2015. Até março de 2015 foram realizadas 04 oficinas regionais de capacitação de tutores e 25000 vagas foram ofertadas e utilizadas em Minas Gerais, através de oficinas com tutores presenciais nos municípios. Foram capacitados sete mil profissionais e a meta é atingir oito mil e duzentos profissionais em 198 municípios. Em Minas, foram capacitados 33 mil profissionais, de um total de 290 mil em todo o país.

Para a coordenadora estadual do projeto, professora Rosângela Silveira, o projeto é uma excelente ferramenta no enfrentamento das drogas. “A capacitação contempla a possibilidade de introduzir ferramentas para o cuidado em saúde de usuários e familiares, bem como, fortalece a ação de equipes da Estratégia Saúde da Família, com destaque para o trabalho de agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem, irradiando o acesso aos serviços”, destacou a coordenadora.

O projeto ajuda no enfrentamento do problema das drogas no país e busca cumprir compromissos internacionais estabelecidos. A Secretaria de Estado da Saúde implantou uma rede assistencial para atenção psicossocial de usuários com a capacitação dos profissionais para melhorar a relação com usuários, famílias e comunidades.

GESTíO DO PROJETO

O Grupo Hospitalar Conceição (RS) – juntamente com a Fiocruz -, se responsabilizou pela gestão nacional do Projeto, cuja implementação envolveu recursos do Ministério da Saúde. No Estado, os trabalhos são conduzidos pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG) e pela Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (ETS/CEPT/Unimontes) – que compõem a Rede de Escolas Técnicas do SUS -, com o decisivo apoio do grupo apoiador estadual constituído por representantes da Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço – CIES Estadual, da Superintendência de Atenção Primária a Saúde, da Coordenação Estadual de Saúde Mental, e do COSEMS.

O site oficial do projeto com mais informações é o www.caminhosdocuidado.org