Estimular o espírito de colaboração entre servidores, alunos e professores e, ao mesmo tempo, executar o planejamento das atividades com foco na organização dos espaços e na prestação de serviços. Foi a partir dessa proposta que a direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), implantou o programa “5s” com o envolvimento dos laboratórios de ensino, Departamentos, setores administrativos e unidades operacionais.

“Iniciamos os trabalhos em abril de 2015, com o programa de gestão compartilhada e logo depois potencializamos a organização de todo o Centro com a implantação do programa “5s”, com o auxílio da professora Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier, do curso de Medicina, que tem conhecimento na área de gestão administrativa e comportamental”, disse a diretora do CCBS, professora Graciana Guerra David.

A partir da implantação do programa, segundo a professora, foi possível capacitar os servidores vinculados ao Centro (técnicos de laboratórios, técnicos administrativos, coordenadores dos cursos de graduação, chefes de departamento, diretoria do CCBS e estagiários). Com as ferramentas de trabalho, todos os setores iniciaram as ações de planejamento de atividades, limpeza e de organização dos espaços, com a otimização das ações para melhor prestação de serviços.

Nesta quarta-feira (5), a coordenação do programa apresentou um balanço das atividades realizadas a partir da implantação do programa “5s”. Os laboratórios de ensino foram auditados e os resultados foram destacados por setores com notas nas áreas de utilização, saúde, limpeza, ordenação e autodisciplina, conforme prevê a metodologia do programa.

“Muitas ações foram alcançadas sem despesas. Setores organizados a partir da criatividade, disposição e espírito colaborativo dos servidores, estudantes, professores, estagiários e terceirizados”, ressaltou a professora Graciana Guerra David.

Premiacao5 S

No encontro, a Reitoria da Universidade foi representada pelo diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Allysson Danilo Dantas Silva, que anunciou o esforço da instituição nas ações para a reforma do prédio do CCBS. “O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, considera altamente importante ações como esta desenvolvida aqui no CCBS e estimula que outros centros também adotem esta iniciativa, como forma de melhorar a qualidade dos nossos serviços à comunidade”, pontuou o diretor do DDRH.

Ao mesmo tempo, enfatizou o diretor de Recursos Humanos, “as demandas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde foram encaminhadas para a Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças para as devidas providências”.

A apresentação dos resultados também teve a presença do pró-reitor adjunto de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, e da diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Maria ngela Figueiredo Braga.

RESULTADOS E PREMIAÇÃO

Os setores premiados e que alcançaram melhores notas com a implantação do programa “5s” no CCBS foram: Laboratório de Microbiologia (1º Lugar Geral), Diretoria CCBS (1º lugar Administrativo) e Laboratório de Microbiologia (1º lugar Laboratórios).

Conforme a professora Alessandra Rejane Xavier, o programa segue em andamento e outras auditorias serão realizadas para analisar os resultados alcançados pelos setores. O CCBS concentra os cursos de Medicina, Odontologia, Biologia (Bacharelado e Licenciatura), Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Enfermagem.

TAGS:DDRH

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia