A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV – vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa) e da Pró-Reitoria de Extensão, é uma das instituições de apoio à realização da 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros. Serão quatro dias de programação, entre 19 e 22 de abril, com acesso gratuito na Praça Doutor João Chaves (Matriz) e no Centro Cultural Hermes de Paula, na parte histórica da cidade.

A promoção geral é do projeto Cinema Comentado Cineclube e da Secretaria de Cultura de Montes Claros, com incentivo do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura. O tema neste ano é: “Do Sertão para o Mundo”, com a exibição de longas metragens em homenagem ao trabalho da produtora montes-clarense Vania Catani, que estará presente no evento.

Ela é fundadora da Bananeira Filmes, com produção de mais de 20 longas metragens e cinco curtas em uma década e meia de existência. Segundo os organizadores, o reconhecimento ao trabalho de Catani é unânime: trata-se de uma das produtoras brasileiras mais prestigiadas no País e no exterior, com presença em 403 festivais de 48 países e 188 prêmios oficiais.

TÍTULOS

Dentre as obras escolhidas para exibição neste ano estão “Narradores de Javé” (2003), “A Festa da Menina Morta” (2008), “O Palhaço” (2011), “Mate-me por Favor” (2015), “Deserto” (2016), “Redemoinho” (2016)  e o documentário “Todos os Paulos do Mundo” (2017), além do “O Filme da Minha Vida” (2017) – todas com produção assinada por Catani.

O Cineclube Cinema Comentado foi criado há 15 anos, como instrumento de incentivo, divulgação e envolvimento com o cinema – a chamada Sétima Arte.

Além das sessões gratuitas de cinema a céu aberto, a mostra terá eventos paralelos, como bate-papo. minicurso e aulas especiais (MasterClass) com os cineastas Anita Rocha da Silveira, diretora do filme “Mate-me Por Favor”, e Rodrigo de Oliveira, diretor do documentário “Todos os Paulos do Mundo”. Vania Catani coordenará uma roda de conversa sobre “Produção de Cinema”.

PARTICIPAÇÃO DO CCRAV

O professor Élcio Lucas é o diretor do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual da Unimontes e destaca a importância do envolvimento da Universidade na realização do evento. “No processo de configuração desta 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros, o CCRAV se interessou em apoiar logisticamente a vinda de grandes profissionais para as atividades de capacitação no âmbito do evento”, explica.

Vania Catani

A produtora montes-clarense Vania Catani será homenageada na mostra (reprodução 365 Filmes)

Segundo ele, a linha proposta pela roda de conversa, minicurso e na masterclass vai ao encontro do que propõe o Centro: “incremento na formação de massa crítica em relação ao universo audiovisual”. Para Élcio, diante do apoio do Centro Audiovisual da Unimontes – que contribui para a presença dos produtores –, a coordenação da mostra oferece como contrapartida o acesso da população gratuito às atividades propostas pelo evento. O Centro Audiovisual da Unimontes é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, com contrapartida da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

Além do apoio do CCRAV e da Pró-Reitoria de Extensão, a Unimontes conta com a participação da professora Andrea Martins, como produtora executiva da Mostra.

As inscrições para debates e minicursos podem ser feitas no site www.cinecomentado.com. Mais informações pelas redes sociais: Cinema Comentado (Facebook) e @cinemacomentadocineclube (Instagram) – e pelo e-mail: mostradecinemamoc@gmail.com.

Programação específica – roda de conversa | minicurso | MasterClass

16h – roda de conversa
“Produção de Cinema”
Convidada: Vania Catani (produtora homenageada – Bananeira Filmes)

9 às 12 horas – minicurso
“Cinema e Educação: reflexões, estratégias e recursos educacionais”
Ministrantes:
Heiberle Hirsgberg Horácio (diretor de filmes e projetos em escolas públicas do Rio de Janeiro/professor do Departamento de Filosofia/Unimontes)
Cristiane Vilhena Lima (jornalista, produtora dos vídeos Habitat e Rua Halfeld)
Moisés Coppe (professor do núcleo de mídias educacionais CEAD/UFJF)

14 às 16 horas – MasterClass
“Ator e Montagem: investigação da História do Cinema Brasileiro através do trabalho de Paulo José”
Convidado: Rodrigo de Oliveira (cineasta; diretor do documentário “Todos os Paulos do Mundo”).

16 às 18 horas – Roda de Conversa
“Processo de criação em cinema”
Convidada: Anita Rocha da Silveira (cineasta, diretora do filme “Mate-me por favor”)