Embora os livros de História tenham narrativas da prática do futebol ainda em 1905, somente 11 anos depois nascia o primeiro clube em Montes Claros. O Mineiro Foot-Ball Club foi fundado em 1º de setembro de 1916, presidido por José Magno Alkmim Câmara, que também fazia parte do grupo de jogadores. O registro, a partir dos jornais da época, é visto como o pontapé oficial para a institucionalização do esporte na cidade e, a partir desta semana, será uma das atrações da exposição “Memorial – Centenário do Esporte”, que o Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer (Ludens), da Universidade Estadual de Montes Claros, promove no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). A visitação é gratuita.

Com cerca de 240 itens, entre fotografias e reportagens de jornais e revistas, a mostra será aberta nesta quinta-feira (13/10) e se estenderá até a primeira quinzena de dezembro, culminando com a realização do seminário “Centenário do Futebol em Montes Claros”, nos dias 15 e 16/12, dentro da programação do Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Unimontes (Fepeg).

O material selecionado para a exposição vem do próprio acervo do Ludens, a partir de pesquisas dos professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Unimontes. “Cada foto tem a sua história, mas seria impossível reuni-las de uma só vez nesta exposição. Optamos, então, em selecionar as imagens e as reportagens diante do apelo histórico à época”, explica o professor Georgino Jorge de Souza Neto, coordenador geral do Ludens. Ele é um dos curadores da exposição, ao lado da professora Ester Liberato Pereira.

Um destes registros de impacto está na inauguração da Praça de Esportes, em 1941, com a primeira piscina pública da cidade, além de quadras. Mais tarde transformado em Montes Claros Tênis Clube, tornou-se em seus primeiros anos uma espécie de escola esportiva para várias gerações, merecendo a série “Esporte Fator de Saúde”, reportagens ilustradas da “Gazeta do Norte”, em 1943, sobre as técnicas e regras de modalidades como futebol, jiu jitsu, basquete, natação, entre outros.

A fundação do Aeroclube de Montes Claros – escola de pilotos –, ao final dos anos 40, é outro registro marcante. No futebol, além da inserção da cidade nas competições profissionais com os clubes mais recentes como União São Pedro, Montes Claros e Funorte, a exposição reserva uma abordagem especial à rivalidade entre Cassimiro de Abreu e Ateneu.

Segundo Georgino, a equipe do Ludens/Unimontes vem trabalhando há três meses na definição do acervo para o Memorial – Centenário do Esporte. “Temos uma parceria pontual com o Troféu Bola Cheia, que também reúne um acervo substancial de imagens e informações sobre o esporte local”, completa.

DOCUMENTÁRIOS

América HistóricaOutra parceria estratégica envolve a TV Geraes, afiliada da Rede Minas em Montes Claros. Por intermédio do programa esportivo Camisa 12, a emissora fará uma série de entrevistas com ex-jogadores, dirigentes, jornalistas, historiadores, professores, radialistas e torcedores sobre fatos e experiências com as diversas modalidades registradas na cidade desde então. Diretor e apresentador do programa, Nairlan Clayton Barbosa explica que, quando finalizado, o material será transformado em um documentário. Para ele, o trabalho de resgate começa em casa: é filho do ex-meia Nilson Espoletão (in memoriam), descrito como um volante clássico e considerado o melhor jogador de Montes Claros de todos os tempos.

A partir destes depoimentos, o Ludens pretende identificar novos parceiros para incrementar o acervo. O projeto final é criar o Centro de Memória do esporte de Montes Claros. “Há pessoas que têm em casa fotos, camisas, medalhas, troféus, recortes de jornais e revistas, mas que, pelo apelo sentimental, não têm interesse em doá-los. A nossa intenção é para, pelo menos, ter acesso a estes materiais e digitalizá-los”, acrescenta Georgino.

Além da TV Geraes e do Museu Regional, a exposição “Memorial – Centenário do Esporte” conta com a parceria da Mediodonto e da Academia O2.

“Memorial – Centenário do Esporte”
Organização: Ludens/Unimontes e TV Geraes
Local: Museu Regional do Norte de Minas
Período: 13/10 a 16/12