Ação atende mulheres na luta pela cura do câncer de mama
Foram celebrados, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), os 20 anos de criação do Projeto de Extensão Vida – Unimontes. Uma das mais vitoriosas iniciativas extensionistas da instituição, o projeto é voltado para o atendimento a mulheres que enfrentaram a luta pela cura do câncer de mama, atualmente com 50 assistidas, de forma gratuita.

O aniversário de 20 anos do Projeto Vida – Unimontes foi comemorado em solenidade realizada nesta quinta-feira (29/05), no Salão dos Conselhos (prédio da Reitoria), marcada por depoimentos emocionantes. O evento foi presidido pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e contou com a presença do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; da coordenadora do projeto, professora Claudiana Donato Bauman (Cau Bauman); de ex-pró-reitores; de integrantes da gestão superior da universidade; e das assistidas.
O professor Wagner de Paulo Santiago parabenizou a Pró-Reitoria de Extensão, a coordenadora Claudiana Bauman, os professores, os servidores técnico-administrativos e os acadêmicos envolvidos no Projeto Vida – Unimontes, assim como as assistidas, pelo sucesso e pelos resultados da iniciativa solidária e de atenção à saúde.
“Este é um projeto que realmente nos emociona e que mostra o comprometimento da universidade com a vida”, afirmou o reitor.
Na ocasião, ele trouxe uma excelente notícia para a coordenação e os participantes do Projeto Vida – Unimontes: anunciou que a gestão superior da universidade fará todos os esforços para implantar um ambulatório especializado no atendimento às mulheres com diagnóstico de câncer de mama, que enfrentam a luta pela cura da doença.
O professor Wagner também destacou que, embora seja uma ação da extensão, o Projeto Vida – Unimontes envolve atividades de pesquisa. Por isso, sugeriu à coordenação que elabore um projeto de pesquisa a ser submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com o objetivo de captar recursos financeiros.
“Quero parabenizar todas vocês por acreditarem nesse projeto. O Projeto Vida – Unimontes é uma ação maravilhosa. Contem sempre com a nossa gestão no que for preciso para fortalecer esse projeto multidisciplinar”, declarou o reitor.
A professora Claudiana Donato Bauman, bastante emocionada, falou sobre a trajetória do Projeto Vida – Unimontes. Ela agradeceu aos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos que participam diretamente das atividades do projeto. Também fez agradecimentos especiais ao pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves, e ao reitor Wagner de Paulo Santiago, pelo apoio e incentivo constantes.
“Não estou aqui para romantizar o câncer de mama. Trata-se de uma doença grave, que exige atenção rigorosa e tratamento médico especializado. Ainda assim, neste momento, vamos reconhecer os impactos positivos que tivemos com o projeto”, afirmou a coordenadora.
Ela ressaltou a importância do trabalho dos profissionais e voluntários envolvidos na assistência às mulheres que enfrentam a luta contra o câncer de mama. E se dirigiu às assistidas:
“Vocês são o pulso vivo deste trabalho. Com força e sensibilidade, nos ensinam diariamente o verdadeiro significado de resiliência, amor e presença. Seguem conosco, construindo essa história com coragem, leveza e alegria”, destacou a professora Claudiana, que é vinculada ao Departamento de Educação Física e do Desporto.
Uma das assistidas pelo projeto, Sônia Ferreira Santos, fez um depoimento emocionante, relatando o apoio que recebeu da iniciativa solidária da Unimontes:
“Eu estava cansada emocionalmente e, fisicamente, sem rumo. Achava que estava vivendo o fim de um ciclo. Mas o Projeto Vida me mostrou que ainda há muito a ser vivido. A cada encontro, fui me sentindo mais forte, mais acolhida”, declarou Sônia, que enfrentou e venceu o câncer de mama.


