Ação atende mulheres na luta pela cura do câncer de mama

Foram celebrados, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), os 20 anos de criação do Projeto de Extensão Vida – Unimontes. Uma das mais vitoriosas iniciativas extensionistas da instituição, o projeto é voltado para o atendimento a mulheres que enfrentaram a luta pela cura do câncer de mama, atualmente com 50 assistidas, de forma gratuita.

Foto: Neto Macedo/Ascom

O aniversário de 20 anos do Projeto Vida – Unimontes foi comemorado em solenidade realizada nesta quinta-feira (29/05), no Salão dos Conselhos (prédio da Reitoria), marcada por depoimentos emocionantes. O evento foi presidido pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e contou com a presença do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; da coordenadora do projeto, professora Claudiana Donato Bauman (Cau Bauman); de ex-pró-reitores; de integrantes da gestão superior da universidade; e das assistidas.

O professor Wagner de Paulo Santiago parabenizou a Pró-Reitoria de Extensão, a coordenadora Claudiana Bauman, os professores, os servidores técnico-administrativos e os acadêmicos envolvidos no Projeto Vida – Unimontes, assim como as assistidas, pelo sucesso e pelos resultados da iniciativa solidária e de atenção à saúde.

“Este é um projeto que realmente nos emociona e que mostra o comprometimento da universidade com a vida”, afirmou o reitor.

Na ocasião, ele trouxe uma excelente notícia para a coordenação e os participantes do Projeto Vida – Unimontes: anunciou que a gestão superior da universidade fará todos os esforços para implantar um ambulatório especializado no atendimento às mulheres com diagnóstico de câncer de mama, que enfrentam a luta pela cura da doença.

O professor Wagner também destacou que, embora seja uma ação da extensão, o Projeto Vida – Unimontes envolve atividades de pesquisa. Por isso, sugeriu à coordenação que elabore um projeto de pesquisa a ser submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com o objetivo de captar recursos financeiros.

“Quero parabenizar todas vocês por acreditarem nesse projeto. O Projeto Vida – Unimontes é uma ação maravilhosa. Contem sempre com a nossa gestão no que for preciso para fortalecer esse projeto multidisciplinar”, declarou o reitor.

A professora Claudiana Donato Bauman, bastante emocionada, falou sobre a trajetória do Projeto Vida – Unimontes. Ela agradeceu aos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos que participam diretamente das atividades do projeto. Também fez agradecimentos especiais ao pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves, e ao reitor Wagner de Paulo Santiago, pelo apoio e incentivo constantes.

“Não estou aqui para romantizar o câncer de mama. Trata-se de uma doença grave, que exige atenção rigorosa e tratamento médico especializado. Ainda assim, neste momento, vamos reconhecer os impactos positivos que tivemos com o projeto”, afirmou a coordenadora.

Ela ressaltou a importância do trabalho dos profissionais e voluntários envolvidos na assistência às mulheres que enfrentam a luta contra o câncer de mama. E se dirigiu às assistidas:

“Vocês são o pulso vivo deste trabalho. Com força e sensibilidade, nos ensinam diariamente o verdadeiro significado de resiliência, amor e presença. Seguem conosco, construindo essa história com coragem, leveza e alegria”, destacou a professora Claudiana, que é vinculada ao Departamento de Educação Física e do Desporto.

Uma das assistidas pelo projeto, Sônia Ferreira Santos, fez um depoimento emocionante, relatando o apoio que recebeu da iniciativa solidária da Unimontes:

“Eu estava cansada emocionalmente e, fisicamente, sem rumo. Achava que estava vivendo o fim de um ciclo. Mas o Projeto Vida me mostrou que ainda há muito a ser vivido. A cada encontro, fui me sentindo mais forte, mais acolhida”, declarou Sônia, que enfrentou e venceu o câncer de mama.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro