A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), lança Edital de Processo Seletivo Simplificado para o cargo de professor formador, que vai atuar como bolsista nos cursos de graduação no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). São oferecidas 51 vagas, das quais 33 por ampla concorrência e 18 para reserva de vagas – 15 destinadas a negros, pardos, indígenas, quilombolas, transgênero ou travesti e três destinadas a pessoas com deficiência. Os interessados que preencherem os requisitos exigidos deverão se inscrever entre os dias 25 de junho e 09 de julho. As bolsas têm valor mensal de R$ 1.850.
Inscrição e requisitos
Para fazer inscrição, segundo o Edital, o candidato deverá escolher um tipo de vaga: a) categoria 1: docente concursado do quadro da Unimontes por departamento da disciplina; ou b) categoria 2: docente concursado do quadro da Unimontes; ou c) categoria 3: docente comunidade em geral. As áreas de atuação são cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática e Pedagogia, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele poderá se inscrever em até três disciplinas. O professor formador poderá ministrar até 90 horas de carga horária, exceto para as disciplinas de estágio curricular supervisionado, dentro do módulo letivo dos cursos.
Os candidatos precisarão efetuar envio eletrônico de arquivo único, no formato PDF, somente pelo sistema eletrônico de Processos Seletivos do CEAD/Unimontes, no site www.cead.unimontes.br, no ato da inscrição, dos seguintes documentos: a) CPF (legível e sem rasuras); b) RG ou Documento Oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS), Documentos de identidade de Conselhos ou Ordens de Classe, em plena validade ou Passaporte válido) (legível e sem rasuras); c) Formulário de autodeclaração, para candidato inscrito como negros ou pardos ou indígena ou trans ou quilombola, se for o caso, conforme Anexo VI do Edital; d) Documentação comprobatória para o Processo de Heteroidentificação, para negros ou pardos ou indígena ou trans, se for o caso, conforme Anexo VIII. e) Formulário para candidato inscrito como quilombola, com assinatura digital do Portal GOV.BR (https://www.gov.br), se for o caso, conforme Anexo VII; f) Documentação comprobatória para candidato inscrito como PcD, se for o caso, conforme item 3.11, alínea c; g) Somente para a categoria 1 – Comprovante que é professor efetivo da Unimontes, lotado no departamento exigido para a disciplina que pretende concorrer, conforme item 4.2 e Anexo I deste Edital; h) Somente para a categoria 2 – Comprovante que é professor efetivo da Unimontes, conforme item 4.3 e Anexo I deste Edital; i) Documentação comprobatória de experiência mínima de 1 (um) ano no magistério superior; j) Documentação comprobatória da exigência mínima, conforme Anexo I; k) Documentação comprobatória informada no ato da inscrição para Análise Curricular, conforme item 6 e Anexo II; e l) Declaração informando a quantidade total de páginas enviadas com assinatura digital do Portal GOV.BR (https://www.gov.br).
Seleção
A seleção dos candidatos constará em duas etapas simultâneas: a) etapa 1 – Análise da exigência mínima, de caráter eliminatório, mediante documentação comprobatória e b) etapa 2 – Análise Curricular, de caráter classificatório, conforme item 6 e Anexo II do Edital. Os candidatos classificados serão convocados de acordo com as necessidades apresentadas pelos cursos citados. O resultado final será divulgado no dia 25 de julho.