Mobilidade é o conceito para a apresentação do novo portal eletrônico do Centro de Educação a Distância (CEAD), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que foi apresentado nesta semana à comunidade acadêmica. O site www.ead.unimontes.br contempla novas funcionalidades para acesso aos conteúdos, além do desktop de qualquer plataforma móvel, como tablets e smartphones. A navegação foi planejada na melhor experiência de navegação, observando o conceito de “design responsivo”.

O portal oferece acesso fácil ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), que permite também visibilidade aos serviços personalizados e à área exclusiva para alunos e docentes ao Ambiente Virtual de Aprendizagem.

“A mudança é resultado do aperfeiçoamento dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento das tecnologias educacionais. O CEAD/Unimontes inovou e criou uma plataforma completa que oferece uma navegação fácil, personalizada e otimizada para as atividades específicas de cada usuário, com design mais limpo que facilita a navegação”, explica o Gerente de Tecnologia de Informação (TI) do CEAD, Thiago Mendes.

“Criar um ambiente acolhedor e intuitivo para acessar todos os dias é mais um passo em direção ao nosso compromisso em inspirar e entreter nossos usuários e isso se tornou possível como uso do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga)”, acrescenta Mendes.

Estratégia de Navegação

O sistema de cores da marca ganhou uma lógica de navegação que torna botões e operações identificáveis, o que facilita a usabilidade. Além da alteração do design, a nova estratégia de navegação utilizada no novo site do CEAD cumpre dois papéis fundamentais: funciona como canal de atendimento/fornecimento de serviços a usuários, por meio de login e senha na barra lateral superior direita e serve ao visitante como aporte de informações institucionais de maneira orientada e organizada, tendo como cor prioritária o azul.

No novo site do CEAD, foram utilizados dois tipos de raciocínios diferentes de navegação em conjunto com a estrutura vigente do Ambiente de Aprendizagem. O primeiro foi o raciocínio do usuário, que permite ter uma visão sequencial do perfil, além de acessar detalhes específicos do curso, acompanhar a sistemática de avaliação, acesso ao calendário, material didático. O segundo raciocínio foi o do visitante, que deixa a navegação confortável e permite que o usuário navegue por mais tempo pelas páginas e acesse todo o conteúdo.