A valorização das artes visuais e da cultura local, bem como a produção contemporânea de jovens artistas visuais de Montes Claros é a proposta do Projeto “Catálogo Jovens Artistas de MOC”, disponível na plataforma digital, com acesso gratuito. O projeto tem como idealizadora e curadora Isabella Ramos, egressa do curso de Artes Visuais e acadêmica do mestrado em Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

“Androginia Mar Afora” (Leo)

O catálogo foi elaborado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de chamamento público da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura de Montes Claros. O material de divulgação artística, em formato e-book, pode ser conferido no link. Também está disponível para  consulta nos acervos da Biblioteca Pública Municipal Antônio Teixeira de Carvalho (no Centro Cultural Hermes de Paula) e na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede da Unimontes e Museu Regional do Norte de Minas (MRNM).

O catálogo apresenta o trabalho de 16 jovens artistas. São eles:  Tamires Z. Costa, Randall de Sá (Vandall),  Gabriel Filpi, Fabricio Outra, Igor, HJenrique Rodrigues, Lukart, Leo, Emily Aniceto, Fernanda Vieira, Maria, Ana Dara, Jordana Layara, Brenda Brito, Wlisses Rafael  e Abdias Gabriel.

A mestranda Isabella Ramos destaca que o “Catálogo Jovens Artistas de MOC, além do seu objetivo cultural, “se destina a promover o reconhecimento desses artistas e a prática da arte educação baseada na comunidade”. Ela salienta que o material também foi enviado a todas às escolas da rede municipal de Montes Claros, com o objetivo de que, além da divulgação, a iniciativa tenha caráter educacional e sirva como fomento à pesquisa por parte dos estudantes do ensino fundamental e médio.

> ACESSE O CATÁLOGO COMPLETO

Isabella Ramos explica que a meta é que o catálogo desperte o interesse da infância e da juventude, indivíduos ainda em idade escolar. “Acredito que incluir a apreciação e debate sobre as artes ainda na infância é fundamental para ampliar nosso repertório cultural e nossa capacidade no entendimento de que a prática artística deve ser promovida e preservada”, diz  a idealizadora e curadora do projeto.

Projeto “Catálogo Jovens Artistas de MOC”

Como acessar: https://www.instagram.com/jovensartistasdemoc/

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)