A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), numa parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), promove em Montes Claros a 12ª edição da Semana Nacional de Museus. O Museu Regional do Norte de Minas, que é coordenado pela Universidade, desenvolverá várias atividades entre os dias 13 e 16 de maio. 

Na programação, constam o Encontro dos Amigos do Museu, com a presença de representantes e agentes culturais da cidade e do Norte de Minas; a exposição narrativa das “Memórias do Casarão”, com textos, fotografias e objetos sobre a história do Casarão da Fafil (onde funciona o Museu Regional); e uma mostra para revelar o artesanato regional, organizada pela Associação dos Artesãos do Núcleo de Artes de Montes Claros – com curadoria da Integrarte.

Haverá, ainda, encontro da equipe técnica do Museu Regional do Norte de Minas com representantes da Unimontes e pessoas da sociedade interessadas em contribuir com as ações para a consolidação do projeto de implantação. O evento será encerrado com a apresentação do Grupo de Danças Saruê, da Unimontes.

De acordo com a coordenadora do Museu Regional/Unimontes, Raiana Maciel, a proposta das exposições permanentes visa incluir toda a região norte-mineira por meio de quatro eixos temáticos: o “Norte de Minas: aspectos naturais”; “A ocupação do território, Pré-história, histórias e estórias”; “Evolução urbana de Montes Claros”; e “Saberes, Fazeres e Celebrações: expressões de um povo”.

Implantação do Museu

O Museu Regional do Norte de Minas funcionará no Casarão da Fafil da Unimontes. O prédio em estilo colonial, datado de 1889 e localizado no centro histórico de Montes Claros, foi reformado pelo Governo do Estado em 2009, como parte da primeira etapa de criação do Museu Regional. O objetivo do Museu é identificar, documentar, preservar e difundir o patrimônio cultural da região, por meio de exposições e programas educativos e culturais.

Na oportunidade, os recursos aplicados também foram viabilizados pelas empresas Cemig Cultural e Telemar (Oi Futuro), por intermédio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. E por intermédio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, a Unimontes recebeu o aporte financeiro do Grupo Rima, que destinou R$ 150 mil para o projeto do museu.

“A participação na 12ª Semana de Museus do IBRAM reforça a missão do Museu Regional do Norte de Minas, que é contribuir efetivamente para a difusão e valorização do patrimônio cultural dessa região, com vistas ao maior desenvolvimento humano e sua inserção nas políticas públicas setoriais de turismo, cultura e educação”, destaca Raiana Maciel.

SERVIÇO
12ª Semana Nacional de Museus
DATA: 13 a 16 de maio – HORÁRIO: 8 às 18h
LOCAL: Casarão da Fafil – Museu Regional do Norte de Minas
Informações: (38) 3229-8592

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia