Seplag e DTI também alertam sobre a segurança no uso do e-mail
A Sodexo, empresa que oferece variedade de serviços nas áreas de alimentação, saúde e educação lançou recentemente comunicado importante em relação aos seus canais de atendimento a usuários, principalmente em relação ao uso do Cartão Alimentação, do qual servidores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) fazem uso.
Em comunicado, a empresa informa que possui canais de atendimento próprios que permitem, a qualquer momento, a realização de consultas e pedidos pelos seus clientes, bem como aos usuários consultar as últimas transações, o status do cartão e o saldo.
“Os serviços online têm o objetivo de oferecer excelência no atendimento, confiabilidade e comodidade a cada cliente ou usuário”, explica o comunicado.
Recomendações Sodexo
Para segurança dos usuários, algumas recomendações são importantes:
– Não encaminhamos e-mail que apresente o status do seu cartão e/ou solicite
recadastramento e/ou dados pessoais e/ou senhas.
– Não responda a qualquer informação
– Utilize corretamente os serviços e proteja suas informações
E a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) publicou recentemente o Decreto nº 46.226 que define requisitos básicos de usos dos serviços de correio eletrônico institucional. São dicas interessantes para proteger o usuário de e-mails indesejáveis, reforçar a segurança de dados e garantir o uso correto da tecnologia no ambiente profissional.
As normas valem para a administração direta, autarquias e fundações e se aplicam também aos usuários, estagiários e prestadores de serviço que utilizam sistemas de e-mail disponíveis por meio do Executivo.
De acordo com o decreto do Governo de Minas, os e-mails institucionais devem ser usados para veicular mensagens profissionais que estejam relacionadas com as funções exercidas pelo titular e devem ter o mesmo tratamento de documentos impressos.
Usos indevidos – Entre os usos indevidos está o envio de material e mensagens de natureza racista, profana, obscena, intimidadora, difamatória, ilegal, ofensiva, abusiva, não ética, comercial, estritamente pessoal, de entretenimento, “spam”, com caráter eminentemente associativo, sindical, religioso, político e partidário.
Analista Universitário e Administrador de Redes da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Unimontes, Rafael Moreno Ribeiro do Nascimento explica que 80% dos e-mails são fraudes e lixo eletrônico. “A maioria desses e-mails quer captar informação dos usuários. Temos que criar a cultura de pensar duas vezes antes de clicar em algum link, abrir apenas e-mails de pessoas conhecidas e confiar em conteúdos que não peçam informação financeira”, chama a atenção.
Uso indevido do e-mail institucional
– Tentativa de acesso não autorizado às caixas postais de terceiros;
– Uso do correio eletrônico institucional para cadastro e acesso a redes sociais pessoais, em sítios de compras, bem como qualquer outra utilização não relacionada às funções profissionais;
– Envio de material e mensagens de natureza racista, profana, obscena, intimidadora, difamatória, ilegal, ofensiva, abusiva, não ética, comercial, estritamente pessoal, de entretenimento, “spam”, com caráter eminentemente associativo, sindical, religioso, político e partidário;
– Cessão, a qualquer título, da lista de endereços dos usuários do serviço de correio eletrônico institucional a pessoas estranhas aos quadros da administração pública do Estado, salvo para finalidade institucional;
– Envio de mensagens ofensivas que visem atingir a honra e/ou a dignidade das pessoas;
– Envio de mensagens contendo vírus ou qualquer forma de rotinas de programação prejudiciais ou danosas às estações de trabalho e ao sistema de correio eletrônico;
– Forjar a identidade de outra pessoa ou fazer falsa declaração de sua identidade;
– Transmitir ilegalmente propriedade intelectual de terceiros ou outros tipos de informações proprietárias sem a permissão do proprietário ou licenciante.