Com mais de 350 mil atendimentos, 80 municípios atendidos e mais de 3 mil acadêmicos envolvidos diretamente nas ações ao longo de 18 anos, o Projeto Unimontes Solidária retomou suas atividades em 2020, em janeiro deste ano, em Santa Cruz de Salinas. Em fevereiro é a vez de Capitão Enéas receber a caravana solidária de acadêmicos e professores da  Universidade Estadual de Montes Claros,  a partir desta quarta-feira (12/2).  As atividades solidárias serão realizadas no município até o próximo domingo (16/02).

O  Projeto  Unimontes Solidária é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Assessoria de Projetos Especiais, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). As ações em Capitão Enéas contam com o  apoio da prefeitura da cidade, que tem 15,2  mil habitantes,  distante 63 quilômetros de Montes Claros.

A equipe do projeto solidário da Unimontes vai desenvolver uma série de atividades em Capitão Enéas, como  recreação e lazer, gincanas, jogos e brincadeiras, cama elástica e várias atividades lúdicas para crianças, além de orientações para toda a população sobre cuidados com a saúde, teste de glicemia, aferição de pressão e vacinação. Estão previstas palestras sobre sexualidade e depressão na adolescência a iniciativas sociais e socioambientais, como o pedal ecológico.

Haverá ainda orientações jurídicas e atendimento ao público sobre os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

As ações voluntárias  se concentrarão nos bairros Bela Vista e Morada do Parque, além da Praça do Bairro Sapé e do Mercado Municipal. A programação também vai se estender aos distritos de Caçarema e Santana da Serra.

INCENTIVO À PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

A caravana do Projeto Unimontes Solidária também incentivará a adoção de melhores práticas socioambientais no município, promovendo a orientação para a conservação da natureza e o   plantio de mudas em diferentes pontos  da cidade.

As atividades socioambientais serão incrementadas com um pedal ecológico, que acontecerá sábado (15/02), com a participação de dois grupos.  A equipe de Capitão Enéas vai se concentrar a partir das 6h30min, em frente ao Centro Esportivo Orlando Amaral. ÁS 7 horas, sairá em direção a Poço Novo, as margens da Estrada Produção, na zona rural de Montes Claros.

Uma outra equipe sairá de Montes Claros (em frente ao Posto da Produção e ao Max-Min Clube), com concentração também marcada para as 6h30min. Ás 7 horas, os ciclistas seguirão pela Estrada da Produção, em direção a Poço Novo, onde vai encontrar o outro grupo, oriundo de Capitão Eneas. Após o café em Poço Novo, os ciclistas das duas equipes seguirão para Capitão Enéas (onde a chegada está prevista para às 10 hs). Ao todo serão percorridos 66,5 quilômetros no pedal ecológico.

Unimontes Solidária

O projeto é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Assessoria de Projetos Especiais, e da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). No histórico, já são 80 municípios contemplados na área de abrangência da Universidade Estadual de Montes Claros; Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e região central de Minas Gerais.

O objetivo é levar atividades voluntárias para cidades cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é abaixo da média do Estado.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital