Com mais de 350 mil atendimentos, 80 municípios atendidos e mais de 3 mil acadêmicos envolvidos diretamente nas ações ao longo de 18 anos, o Projeto Unimontes Solidária retomou suas atividades em 2020, em janeiro deste ano, em Santa Cruz de Salinas. Em fevereiro é a vez de Capitão Enéas receber a caravana solidária de acadêmicos e professores da  Universidade Estadual de Montes Claros,  a partir desta quarta-feira (12/2).  As atividades solidárias serão realizadas no município até o próximo domingo (16/02).

O  Projeto  Unimontes Solidária é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Assessoria de Projetos Especiais, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). As ações em Capitão Enéas contam com o  apoio da prefeitura da cidade, que tem 15,2  mil habitantes,  distante 63 quilômetros de Montes Claros.

A equipe do projeto solidário da Unimontes vai desenvolver uma série de atividades em Capitão Enéas, como  recreação e lazer, gincanas, jogos e brincadeiras, cama elástica e várias atividades lúdicas para crianças, além de orientações para toda a população sobre cuidados com a saúde, teste de glicemia, aferição de pressão e vacinação. Estão previstas palestras sobre sexualidade e depressão na adolescência a iniciativas sociais e socioambientais, como o pedal ecológico.

Haverá ainda orientações jurídicas e atendimento ao público sobre os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

As ações voluntárias  se concentrarão nos bairros Bela Vista e Morada do Parque, além da Praça do Bairro Sapé e do Mercado Municipal. A programação também vai se estender aos distritos de Caçarema e Santana da Serra.

INCENTIVO À PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

A caravana do Projeto Unimontes Solidária também incentivará a adoção de melhores práticas socioambientais no município, promovendo a orientação para a conservação da natureza e o   plantio de mudas em diferentes pontos  da cidade.

As atividades socioambientais serão incrementadas com um pedal ecológico, que acontecerá sábado (15/02), com a participação de dois grupos.  A equipe de Capitão Enéas vai se concentrar a partir das 6h30min, em frente ao Centro Esportivo Orlando Amaral. ÁS 7 horas, sairá em direção a Poço Novo, as margens da Estrada Produção, na zona rural de Montes Claros.

Uma outra equipe sairá de Montes Claros (em frente ao Posto da Produção e ao Max-Min Clube), com concentração também marcada para as 6h30min. Ás 7 horas, os ciclistas seguirão pela Estrada da Produção, em direção a Poço Novo, onde vai encontrar o outro grupo, oriundo de Capitão Eneas. Após o café em Poço Novo, os ciclistas das duas equipes seguirão para Capitão Enéas (onde a chegada está prevista para às 10 hs). Ao todo serão percorridos 66,5 quilômetros no pedal ecológico.

Unimontes Solidária

O projeto é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Assessoria de Projetos Especiais, e da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). No histórico, já são 80 municípios contemplados na área de abrangência da Universidade Estadual de Montes Claros; Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e região central de Minas Gerais.

O objetivo é levar atividades voluntárias para cidades cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é abaixo da média do Estado.

Relacionadas

Humberto Souto, doutor Honoris Causa, parceiro e grande benfeitor da Unimontes
HUCF Adquire Equipamento Inédito pelo SUS no Norte de Minas para Cirurgias de Alta Complexidade
Unimontes realiza mais uma edição do Projeto Unimontes Solidária
Retrato do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso
Reitor decreta luto oficial na Unimontes pelo falecimento do ex-governador Newton Cardoso
Unimontes divulga resultado do vestibular próprio nesta segunda-feira (03/02)
Boas-vindas à comunidade acadêmica e apresentação das propostas e metas da Unimontes para o ano de 2025