– Ações no município vão até o dia 7 de fevereiro

A população do município de Serranópolis de Minas (Norte de Minas) recebe oficinas, palestras e outras atividades desenvolvidas por acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros em nova edição do Projeto Unimontes Solidária. A delegação do projeto embarcou na manhã desta quinta-feira (01/02) no campus-sede, rumo ao município (4,39 mil habitantes, situação a 194 quilômetros de Montes Claros), onde ações serão realizadas até o dia 7 de fevereiro.

Equipe do Projeto Unimontes Solidária 2024 – Foto: Arquivo Pessoal

A equipe do Projeto Unimontes Solidária é composta por dois professores coordenadores e 28 acadêmicos de 10 cursos de graduação:  Direito, Educação Física, Enfermagem, História, Letras Espanhol, Letras Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social. A atual edição do projeto conta também com a participação de acadêmicos matriculados nos cursos de mestrado e doutorado da Universidade.

O objetivo do projeto é colocar o conhecimento ensinado na sala de aula a serviço da comunidade, atendendo, principalmente, as pessoas de baixa renda. As áreas temáticas são: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Cidadania, Arte, Cultura, Esporte e Lazer, dentre outras

A iniciativa é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão. Antes da viagem da “caravana do Unimontes Solidária”, na quarta-feira (31/01), os acadêmicos envolvidos no projeto participaram de uma reunião preparatória, realizada no auditório do prédio 2 do campus-sede, do Centro de Ciências Humanas (CCH).  O encontro contou com as presenças do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcelo Brito; e o responsável pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), Márcio Prates.

Na oportunidade, o professor Rogério Othon Teixeira Alves destacou a importância do Projeto Unimontes Solidária para a universidade e para os municípios atendidos por proporcionar a partilha de conhecimentos e ações sociais.

O coordenador do Projeto Unimontes Solidária, professor Jiulliano Lopes Mendes, fez esclarecimentos para os estudantes sobre as ações solidárias que serão realizadas na área urbana e zona rural de Serranópolis. Ele lembrou que as atividades vão contemplar também as comunidades quilombolas da região.

O Unimontes Solidária tem como áreas temáticas de atuação prioritárias: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Cidadania, Arte, Cultura, Esporte e Lazer, dentre outras.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal