Moradores do município de Coração de Jesus (Norte de Minas) serão atendidos por acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com uma série de ações extensionistas e voluntárias desta quinta-feira (7/7) até o próximo domingo (10/7). A cidade, assim como a zona rural, recebe a equipe do Projeto Unimontes Solidária, que está em 18ª edição em 2016.

O ônibus com a delegação sairá do campus-sede às 7 horas desta quinta-feira. Participam das atividades 25 alunos de diversos cursos de graduação: Enfermagem, Medicina, Educação Física, Geografia e Pedagogia, que serão supervisionados por professores. As ações são chefiadas pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão.

Serão atendidos moradores da sede e das comunidades rurais de Tamburilzinho e Lapinha. Entre as ações solidárias previstas estão palestras, oficinas, jogos pedagógicos, aferição de pressão e orientação sobre saúde bucal. A equipe do projeto conta com a parceria da Prefeitura de Coração de Jesus.

O coordenador da CAE/Unimontes, professor Gilson José Fróes, destaca que o trabalho tem como objetivo contribuir para a redução dos problemas sociais e da exclusão, como forma de diminuir as disparidades sociais. “O conhecimento produzido na Universidade será colocado a serviço da comunidade. Além disso, o Unimontes Solidária contribui para a formação dos alunos. Eles terão maior conhecimento da realidade de lugares onde poderão retornar para trabalhar no futuro como profissionais”, afirma Gilson.

GRÃO MOGOL

No período de 19 a 24 de julho, uma equipe de 35 acadêmicos inseridos na 18ª edição do Projeto “Unimontes Solidária” vai desenvolver atividades em Grão Mogol, por ocasião do 3º Festival de Inverno – Circuito Lago de Irapé. Serão realizadas diversas atividades, voluntárias e culturais.

Entre ações previstas estão: trilha ecológica, cinema comentado e ações ambientais em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas. Também haverá oficinas de robótica, organizada em parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit) de Montes Claros.

18ª edição do Projeto Unimontes Solidária
Onde: Coração de Jesus – sede e comunidades de Lapinha e Tamburilzinho