– Unimontes é referência no processo que associará as logísticas e experiências bem sucedidas da UAB e UAITEC –

Foram realizadas no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, as primeiras reuniões de trabalho para a implantação do modelo de rede para a expansão dos projetos de educação a distância em Minas Gerais. As ações envolvem a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), as universidades federais com sede em Minas Gerais e a Unimontes, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD).

Conforme o projeto, debatido na última quarta-feira (19/03) com reuniões pela manhã e à tarde, as experiências bem sucedidas da UAITEC (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) se associam para a oferta de seis cursos tecnólogos em três eixos profissionais com a perspectiva inicial de beneficiar 10 mil pessoas. Os recursos para custeio das atividades ainda serão definidos.

“Atualmente, vivemos um novo momento no sistema da Educação a Distância, que é de expansão, mas que deve ser feita de forma muito planejada e bem articulada, considerando a oferta e a demanda existentes”, observou o professor Jean Marc Georges Mutzing, coordenador geral de inovação em EAD da Capes/MEC, presente ao encontro.

Planejamento coletivo

Para o coordenador da Capes, essas reuniões na Unimontes já integram o processo de avaliação na oferta de curso de tecnólogos em Minas Gerais. “Trata-se de um sistema complexo e, por isso, necessita de um planejamento maior. Ter articulação e ações concretas para direcionar os caminhos das universidades abertas, sempre priorizando o aluno”, completou o representante da Capes. E completou: “a Unimontes, por meio do Centro de Educação a Distância, é uma referência na prática do bom funcionamento dos polos”.

Jeanmarc destaqueO reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, enalteceu o fato de o encontro ser realizado em Montes Claros como um reconhecimento ao trabalho que a Universidade já realiza na educação a distância. “Em todo e qualquer processo de ampliação é imprescindível o apoio dos parceiros como a Capes, Sectes e as universidades”.

Coordenador pedagógico da UAITEC, o professor Gilberto Caixeta, da Sectes, pontuou que “o compromisso da secretária é adequar todas as unidades da UAITEC no referencial de qualidade, em sintonia com as diretrizes da UAB”. E completou: “todos os envolvidos são estratégicos. As universidades federais, por sua vez, são grandes aliadas para a oferta dos cursos de educação superior. Juntos, vamos desenhar uma nova estratégia educacional e adequar o que já está em funcionamento para ampliar a partir de demandas apresentadas neste encontro”.

No segundo momento, foram discutidas linhas de ação como “avaliação dos polos, possibilidades de oferta dos cursos por cada instituição de ensino, e ainda, a apresentação de proposta à Capes para que seja instituída uma comissão da Rede EAD Capes/MG.

NOVE FEDERAIS

Também participaram dos trabalhos os professores Jânio Marques Dias, diretor do CEAD/Unimontes, Frederico José Vieira Passos (Universidade Federal de Viçosa), Eucídio Pimenta Arruda (UFMG), Cléber Carvalho de Castro (Universidade Estadual de Lavras), Maria do Carmo Vila (Universidade Federal de Ouro Preto), Maria Tereza Menezes Freitas (Universidade Federal de Uberlândia), Eliana Lúcia Ferreira (UFJF), Cláudia Eliane da Matta (Universidade Federal de Itajubá), Eduardo Gomes Fernandes (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Carlos Alberto Raposo da Cunha (Universidade Federal de São João Del Rei) e Ramony Maria Da Silva Reis Oliveira (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais).

Pela Sectes, a superintendente de Assuntos Educacionais, Ana Paula Costa Melo, também esteve presente aos dois encontros.