A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebra a aprovação de quatro novos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Foram aprovadas três propostas de doutorado, em História, Zootecnia e Sociedade, Ambiente e Território, além do Mestrado em Enfermagem, ampliando as oportunidades de formação avançada para estudantes e pesquisadores.

As propostas foram encaminhadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unimontes. Os cursos passaram pela etapa do processo de aprovação da Capes/MEC, conhecida como APCN (Avaliação de Propostas de Cursos Novos). Trata-se da fase inicial no estabelecimento dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Nela, é avaliada a importância socioeconômica do curso, bem como sua adequação ao desenvolvimento regional e nacional, além de verificar a competência e qualificação acadêmica, pedagógica e científica.

As propostas dos doutorados em Zootecnia e em Sociedade, Ambiente e Território foram desenvolvidas em associação com outras instituições de renome: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), respectivamente. Essa colaboração interinstitucional é um passo importante para fortalecer as redes de pesquisa e ampliar a qualidade acadêmica dos programas.

O Mestrado em Enfermagem, também aprovado pela Capes/MEC, é um importante projeto do Departamento de Enfermagem. O novo curso vai atender a uma demanda crescente por qualificação na área de saúde pública na abrangência da Unimontes.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unimontes destaca a importância da aprovação dos novos cursos de doutorado e mestrado para a universidade. Ressalta que o fato representa um avanço significativo na consolidação da excelência acadêmica e científica da instituição. “Esses novos cursos são fruto de um trabalho árduo e dedicado de nossos professores e técnicos, que se empenharam na construção de propostas extremamente qualificadas”, afirmou o professor Daniel Coelho de Oliveira, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação.

A conquista junto à Capes/MEC foi enaltecida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago. “Com essas novas ofertas, a Universidade Estadual de Montes Claros reforça seu papel como um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região e do país”, destacou o reitor.

Conforme a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, após a autorização de criação dos cursos, a Universidade vai definir e divulgar a quantidade de vagas oferecidas e os cronogramas dos editais de seleção de cada programa de pós-graduação.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede