A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) teve proposta aprovada para a participação no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Serão contemplados sete alunos dos 3º e 4º períodos do curso de Educação Física (Licenciatura), que vão receber bolsas para estudos na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad), em Portugal.

O programa tem como objetivo elevar a qualidade da graduação, com prioridade para a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores por meio da ampliação e da dinamização de ações voltadas para a formação inicial e para a implementação de novas diretrizes curriculares – com ênfase na educação básica.

Em todo o País, foram selecionadas 64 instituições, cujas propostas passaram pela avaliação da Capes/MEC e atenderam aos requisitos do PLI. O projeto da Unimontes, no âmbito do curso de Educação Física, teve como coordenador de área o professor Jaime Tolentino Miranda Neto.

“A aprovação da nossa proposta junto à Capes/MEC para a participação no Programa de Licenciaturas Internacionais é um fato de extrema importância para a elevação dos cursos de licenciatura desta universidade, contribuindo sobremaneira para a melhoria da formação de professores”, avalia o professor Carlos Rogério Ladislau, pró-reitor adjunto de Ensino e coordenador institucional do projeto. Os alunos foram selecionados a partir de análise de currículo e entrevista.

DOIS ANOS

O início das atividades está previsto para setembro de 2012, com a duração de 24 meses. Conforme explica a professora Silvana Diamantino França, da Assessoria de Projetos Especiais – ligada à Pró-Reitoria de Ensino –, cada aluno terá direito a uma bolsa mensal de 870 euros oferecida pela Capes. Os bolsistas receberão, ainda, um valor para custeio das passagens (US$ 1.706,00). Haverá, também, auxílio mensal para custeio de gastos com moradia (110 euros), seguro saúde (70 euros) e ainda 990 euros para o pagamento de taxas escolares – valores anuais.

Ainda conforme a professora Silvana Diamantino França, até o dia 16 de julho, os alunos inscritos no programa deverão preencher o formulário específico. Eles deverão apresentar os seguintes documentos: histórico da graduação, histórico do ensino médio e histórico do ensino fundamental, juntamente com o atestado médico/psicológico e declaração de bolsista integral.

Em dezembro último, a Unimontes foi contemplada em outra iniciativa do Ministério da Educação de incentivo ao intercâmbio acadêmico/científico. A acadêmica Isadora Ramos Alkmim, do 5º período do curso de medicina, foi selecionada no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras e contemplada com uma bolsa integral de intercâmbio para estudos ao longo de 2012 na Universidade de Oregon, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos.

CONFIRA A RELAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES CONTEMPLADAS PELO PLI

SERVIÇO: