Unimontes capacita servidores e moderniza seus processos de trabalho

Melhorar e dinamizar o sistema de gestão da informação e, ao mesmo tempo, racionalizar e padronizar processos. Estes são os objetivos dos treinamentos promovidos pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. No âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros, a pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, juntamente com a Diretoria de Recursos Humanos, realiza treinamentos do Sistema de Gestão de Documentos (SIGED) e do Sistema de Manutenção de Infraestrutura (GLPI). O último foi em 11/10/2013.

O treinamento do SIGED realizado pelo sistema de videoconferência foi ministrado pelo Técnico da Seplag Daniel Do Carmo Bento, administrador do Sistema no âmbito estadual. De acordo com Daniel, o SIGED foi implantado no Estado de Minas Gerais a partir de 2009 no âmbito da Cidade Administrativa e foi descentralizado a partir de 2012 para outros órgãos do Estado.

Os servidores da Unimontes tiveram a chance de realizar o treinamento em horários distintos (manhã e tarde). O encontro também contou com a participação de gestores, servidores técnico-administrativos e estagiários que atuam nas diversas unidades. A atividade foi coordenada pelo Técnico Madison Alves Santana da DDRH.

Logo após o treinamento do SIGED, o servidores participaram do outro treinamento; do Sistema de Manutenção (GLPI). Esse sistema

Erick 2

Técnico Eric Jader da Diretoria de Tecnologia e Informação.

é um software livre para manutenção de computadores que foi adaptado pela Diretoria de Tecnologia da Informação para o Sistema de Manutenção de Infraestrutura da Universidade. O treinamento foi conduzido pelo Técnico Eric Jader da Diretoria de Tecnologia e Informação.

MAIS CAPACITAÇÃO

Mais um treinamento foi realizado em outubro. Uma capacitação prática do GLPI no Laboratório de Informática nº 2 do Prédio 4 (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas). Os servidores (usuários) receberam um login para acesso ao sistema e esclareceram as dúvidas.

 O Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Professor Juventino Ruas de Abreu Júnior, salientou que essas são ações previstas no Planejamento Estratégico da Reitoria para o ano de 2013 e estão alinhadas com os objetivos do mapa estratégico em aprimorar o sistema de gestão da informação e racionalizar os processos.

“Os resultados esperados com a implantação desses sistemas são organizar e modernizar os processos internos, agilizar o tempo de respostas às demandas dos usuários dos serviços da Universidade”, informou o pró-reitor.

IMPLANTAÇÃO DO SIGED

O SIGED será oficialmente implantado no dia 10 de novembro e terá um setor responsável pela gestão dos documentos. Esse sistema permite a rastreabilidade dos documentos desde a sua criação até o encerramento do processo, fornecendo relatórios gerenciais que irão subsidiar a melhoria dos processos internos.

Treinamento SIGEDO GLPI já foi implantado, parcialmente, na Diretoria de Gestão de Campi. Atualmente funciona por meio de memorando impresso, e um servidor da diretoria lança a demanda no sistema. A partir do dia 10/11, o próprio usuário lançará a sua demanda no sistema e poderá acompanhar on line a sua tramitação.

Segundo o Diretor de Gestão de campi, Giulliano Vieira Mota, o sistema é uma ferramenta fundamental para o gerenciamento das demandas que são muitas, além de permitir o estabelecimento de prioridades e fornecer ao usuário a informação das providências em tempo real.

Mais informações sobre o treinamento podem ser obtidas na Diretoria de Recursos Humanos, pelo telefone (38) 3229 8206.

TAGS:DDRH

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia