Autor narra a trajetória do homem que se tornou um misto de “lampião do Norte de Minas” e Robin Hood para os mais humildes do sertão

“A Saga de Antônio Dó”: uma abordagem na perspectiva da interlocução da obra literária com a História de São Francisco”. Este é tema do seminário virtual (live) programado para esta sexta-feira (14/5), às 19h30, com a interação do escritor, pesquisador e advogado Petrônio Braz com os acadêmicos do curso de História do campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em São Francisco, Norte de Minas.

A atividade integra a disciplina Historiografia do Brasil, coordenada pela professora Filomena Luciene Cordeiro Reis. O evento poderá acompanhado gratuitamente pela plataforma Google Meet. (https://meet.google.com/iac-ijvi-dwd)

Um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHG-MC) e da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (Aclecia), o escritor Petrônio Braz abordará a história regional com a narrativa da trajetória de Antônio Dó, um personagem marcante que viveu no final ao século XIX e início do século XX na região dos vales do São Francisco e do Rio Urucuia. A história do personagem foi pesquisada pelo escritor e abordada no livro “Serrano de Pilão Arcado, a Saga de Antônio Dó”. Braz foi também vereador e prefeito em São Francisco.

BANDIDO E HERÓI

Escritor Petrônio Braz

Na obra, de 596 páginas, Petrônio Braz retrata a vida e a intimidade de Antônio Dó, um pequeno sitiante, mas que se tornou temido como bandoleiro do Alto Médio São Francisco. O escritor também aborda outros aspectos culturais, históricos e geográficos da região.

Antônio Dó foi chamado por Guimarães Rosa na célebre obra Grande Sertão: veredas de “severo bandido”. Já no romance de Petrônio Braz, ele aparece como um “Robin Hood do sertão”, misto de herói e bandido, ou mesmo “um Lampião Norte-mineiro”, jagunço contra o qual o governo se cansou em perseguir e cujos feitos ainda hoje são contados ao pé da fogueira nos serões dos sertanejos, com admiração e temor”, descreve a jornalista e escritora Jerúsia Arruda.

A professora Filomena Cordeiro Reis destaca que a live com o escritor está dentro da proposta da disciplina de contar a história a partir das próprias pessoas que pesquisaram e documentaram os fatos regionais. “Trabalhamos com a História do Brasil, que vai se transformando por conta das próprias mudanças da sociedade”, explica a pesquisadora da Unimontes.

Segundo a professora, o evento com a participação do escritor Petrônio Braz surgiu a partir de atividade iniciada junto aos próprios acadêmicos do 4º período do curso de História em São Francisco. Os alunos foram estimulados a realizar um levantamento sobre professores e autores que pesquisaram e escreveram sobre a história do município. Eles identificaram os autores João Naves e Petrônio Braz e os professores Roberto Mendes (docente do curso de História da Universidade) e Harilson Ferreira (que trabalha com História no ensino médio), como aprimoramento dos conhecimentos.

SERVIÇO

Seminário/live – Curso de História Unimontes – São Francisco
“A Saga de Antônio Dó”: uma abordagem na perspectiva da interlocução da obra literária com a História de São Francisco”
Com o escritor Petrônio Braz
Quando: sexta-feira, 14 de maio
Horário: 19h30
Como assistir: pela plataforma Google Meet

Relacionadas

Unimontes participa da posse da nova diretoria do Quifarmo e fortalece parceria com o Polo Farmacêutico de Montes Claros
Unimontes lança edital para ingresso no Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais
Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia