Autor narra a trajetória do homem que se tornou um misto de “lampião do Norte de Minas” e Robin Hood para os mais humildes do sertão

“A Saga de Antônio Dó”: uma abordagem na perspectiva da interlocução da obra literária com a História de São Francisco”. Este é tema do seminário virtual (live) programado para esta sexta-feira (14/5), às 19h30, com a interação do escritor, pesquisador e advogado Petrônio Braz com os acadêmicos do curso de História do campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em São Francisco, Norte de Minas.

A atividade integra a disciplina Historiografia do Brasil, coordenada pela professora Filomena Luciene Cordeiro Reis. O evento poderá acompanhado gratuitamente pela plataforma Google Meet. (https://meet.google.com/iac-ijvi-dwd)

Um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHG-MC) e da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (Aclecia), o escritor Petrônio Braz abordará a história regional com a narrativa da trajetória de Antônio Dó, um personagem marcante que viveu no final ao século XIX e início do século XX na região dos vales do São Francisco e do Rio Urucuia. A história do personagem foi pesquisada pelo escritor e abordada no livro “Serrano de Pilão Arcado, a Saga de Antônio Dó”. Braz foi também vereador e prefeito em São Francisco.

BANDIDO E HERÓI

Escritor Petrônio Braz

Na obra, de 596 páginas, Petrônio Braz retrata a vida e a intimidade de Antônio Dó, um pequeno sitiante, mas que se tornou temido como bandoleiro do Alto Médio São Francisco. O escritor também aborda outros aspectos culturais, históricos e geográficos da região.

Antônio Dó foi chamado por Guimarães Rosa na célebre obra Grande Sertão: veredas de “severo bandido”. Já no romance de Petrônio Braz, ele aparece como um “Robin Hood do sertão”, misto de herói e bandido, ou mesmo “um Lampião Norte-mineiro”, jagunço contra o qual o governo se cansou em perseguir e cujos feitos ainda hoje são contados ao pé da fogueira nos serões dos sertanejos, com admiração e temor”, descreve a jornalista e escritora Jerúsia Arruda.

A professora Filomena Cordeiro Reis destaca que a live com o escritor está dentro da proposta da disciplina de contar a história a partir das próprias pessoas que pesquisaram e documentaram os fatos regionais. “Trabalhamos com a História do Brasil, que vai se transformando por conta das próprias mudanças da sociedade”, explica a pesquisadora da Unimontes.

Segundo a professora, o evento com a participação do escritor Petrônio Braz surgiu a partir de atividade iniciada junto aos próprios acadêmicos do 4º período do curso de História em São Francisco. Os alunos foram estimulados a realizar um levantamento sobre professores e autores que pesquisaram e escreveram sobre a história do município. Eles identificaram os autores João Naves e Petrônio Braz e os professores Roberto Mendes (docente do curso de História da Universidade) e Harilson Ferreira (que trabalha com História no ensino médio), como aprimoramento dos conhecimentos.

SERVIÇO

Seminário/live – Curso de História Unimontes – São Francisco
“A Saga de Antônio Dó”: uma abordagem na perspectiva da interlocução da obra literária com a História de São Francisco”
Com o escritor Petrônio Braz
Quando: sexta-feira, 14 de maio
Horário: 19h30
Como assistir: pela plataforma Google Meet

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial