A Universidade Estadual de Montes Claros reedita no campus de Unaí, Noroeste de Minas Gerais, o “Café com Letras”. O evento acontecerá entre os dias 26 e 30 de outubro, com temáticas associadas à literatura africana e à produção literária local. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na própria sede do campus, por docentes, acadêmicos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior, além de professores da educação básica.

No primeiro dia de evento, as atividades começarão às 18 horas, com credenciamento e apresentação teatral com o grupo Fênix – “Metamorfose da Arte”. Na sequência, a professora da Universidade de Brasília (UnB), Rosa Alda Souza de Oliveira faz a palestra magna sobre o tema “Guiné-Bissau: o Despontar de uma Literatura”.

Haverá, ainda, na primeira noite de atividades, o lançamento do livro “Teatrando”, de autoria do acadêmico Ronair Gama, do 8º período do curso de Letras/Inglês. Representante da Academia de Letras de Unaí e Região (ALUR), a escritora Alda Barbosa também fará uma intervenção.

Em sua 11ª edição, o “Café com Letras” dá oportunidade, também, à divulgação das produções acadêmicas, com a exposição de pôsteres com estudos dos alunos do curso de Letras/Português.

O evento prossegue no dia 27/10, com o minicurso “História e Cultura: o Ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Sistema Educacional”, às 14 horas. O objetivo com a abordagem é discutir as orientações presentes na Lei 10.639/03 e sua aplicação na formação de professores, como também a relevância da legislação para formar um novo conceito em torno da cultura africana.

Confira

Ainda no segundo dia, apresentação com o cantor Gustavo Baessa e as palestras: “Categorias Funcionais e Lexicais no Licenciamento de Verbos de Trajetória: o Caso do Verbo Ir” e “Educando Crianças, Encantando Pessoas”.

No dia 28, a partir das 19 horas, apresentação de dança, pré-lançamento do livro “O Sepulcro Caiado e Outros Contos de um Faroeste Urbano”, do acadêmico César Júnior (Letras/Português Unimontes); Simpósio “Ensino de Língua Portuguesa: Oralidade, Leitura e Escrita”; e o espetáculo teatral “Dona Santa e o Corno do Bar”, com o Grupo Fênix.

E no dia 29 de outubro, dois minicursos de 19 às 22 horas: “O Jogo Teatral na Sala de Aula”, com o professor César Júnior; e “Cinema e Literatura”, com a professora Yajara Costa Nogueira. No dia 30/10, mais dois minicursos: “Compreensão e Interpretação de Texto”, com o professor Geraldo Cruz; e “Cinema Comentado”, com a professora Yajara Costa Nogueira.

11º Café com Letras
Campus Unimontes – Unaí