O campus da Universidade Estadual de Montes Claros é a sede deste ano do VI Encontro Local de Estudantes de Serviço Social (Eless). As atividades acontecem nesta segunda e terça-feira (10 e 11 de abril), com mesas redondas sobre “Mercado Profissional”, “Movimento Estudantil”, “Movimentos Sociais” e “Combate às Opressões” – temáticas associadas aos conteúdos de disciplinas da graduação. A previsão é de reunir cerca de 100 participantes vinculados aos cursos de Serviço Social oferecidos nas universidades e faculdades do município.
O evento é realizado anualmente, com rodízio das instituições na organização. Em 2017, os trabalhos são coordenados pelo Centro Acadêmico “Rosa Luxemburgo”, do curso de Serviço Social da Unimontes, em atendimento à agenda de atividades da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social.
“Além de contribuir com a construção do movimento estudantil do Serviço Social em Montes Claros, como objetivo comum no processo de formação do futuro assistente social, este evento em nível local é uma preparatória para o Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social da V Região, que acontecerá ao final de abril e início de maio, em Belo Horizonte”, explica Amanda Freitas, do CA Rosa Luxemburgo.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia de encontro, as atividades estão programadas para o auditório do prédio 1 (terceiro andar). A abertura oficial será às 19h20, seguida por coffee break. Às 20 horas, será realizada a mesa redonda “Categoria Profissional”, com três debatedores: Carla Alexandra Pereira, assistente social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); Ellen Cristiane Borges Martins, assistente social e analista do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, e Leonardo Ribeiro Silva, analista executivo de Defesa Social, da Secretaria de Estado de Defesa Social.
Na terça-feira, os trabalhos iniciam às 8 horas, no mesmo auditório, com a mesa redonda “Movimento Estudantil”, com Bruno Rocha Santos, egresso do curso de Serviço Social (Unimontes); e às 9h15, a mesa redonda “Movimentos Sociais”, com Iasmin Chéquer, do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD).
Às 16h20, na área de convívio das Mangueiras, entre o prédio da Reitoria e o Centro Esportivo, acontece o Fórum em que se discute a questão da descriminalização do uso das drogas (Fumess). À noite, a parte final do evento, com a mesa redonda “Combate às Opressões”, às 19h20, com Maria Luiza Menezes, do Movimento de Mulheres Olga Benário (Minas Gerais); Larissa Ramos e Alexis Kevin Santos (Coletivo Inserto), ambos do Núcleo de Homocultura da Unimontes (Nehom). Será no auditório do prédio 3 (2º andar).