Montes Claros será a sede para o Norte de Minas do terceiro encontro regional que a Assembleia Legislativa (ALMG) realizará no interior, como parte do Fórum Técnico “Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”. A programação acontecerá no dia 16 de março, pela manhã e à tarde, no campus da Universidade Estadual de Montes Claros, uma das parceiras oficiais do evento.
A participação é aberta aos acadêmicos, mestrandos e doutorados, professores, pesquisadores, gestores e representantes de empresas e de organismos de fomento da ciência. As inscrições são on-line e devem ser feitas pelo site da ALMG. Além da Unimontes, são mais 30 instituições da sociedade civil e do poder público que são apoiadoras e participantes do Fórum.
O apoio da Unimontes foi formalizado em janeiro último, pela vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, junto à Gerência-Geral de Projetos Institucionais da ALMG. Além de Montes Claros, serão mais oito sedes regionais: Juiz de Fora (9/3), Varginha (13/3), Araçuaí (20/3), Ipatinga (23/3), Uberlândia (6/4), Belo Horizonte (17/4), Divinópolis (24/4) e Ouro Preto (27/4).
Página do evento
Link para inscrições
Conforme os organizadores, o objetivo principal do Fórum Técnico é estabelecer diretrizes, a partir da consulta junto à sociedade, para elaborar um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação associado ao desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais. Esta seria uma forma de contribuir com a redução de desigualdades sociais, de gênero e raça e, também, garantir a recuperação, conservação, proteção ambiental e sustentabilidade.
Outra meta é mobilizar instituições, poderes públicos, empresas e movimentos sociais para garantir investimento em ciência, pesquisa, tecnologia e inovação. Além disso, integrar os sistemas estadual e nacional das respectivas áreas e estabelecer um marco legal de proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologias, dentre outros pontos.
Dentre os setores previamente relacionados para os debates estão biomas e bioeconomia, energia, mineração, agropecuária e agricultura familiar, saúde, educação, segurança pública, ciências humanas, políticas e tecnologias sociais, geração de emprego e renda, conservação de bens materiais e imateriais, cidades e sistema de produção inteligente.
PROGRAMAÇÃO – DIA 16 DE MARÇO
Auditório do prédio 6 – campus-sede (manhã)
Auditório do prédio 2 – campus-sede (tarde)
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h45 – Palestra de contextualização
10h30 – Apresentação da metodologia dos Grupos de Trabalho
10h45 – Formação dos Grupos de Trabalho
Grupo 1: Eixo Estruturante
Subeixo I: O Sistema de Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação
Grupo 2: Eixos Estratégicos
Subeixo II: Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social
Subeixo III: Recursos Naturais, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade
Subeixo IV: Cidades Inteligentes
12h30 – Intervalo
14h – Continuação dos Grupos de Trabalho
18h – Encerramento