Na próxima segunda-feira (18/02), a Universidade Estadual de Montes Claros realiza no campus-sede a abertura do curso de capacitação pedagógica no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com a participação de aproximadamente 200 orientadores de estudo de 177 municípios das regiões Norte, Centro e Noroeste de Minas Gerais e, ainda, dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Os trabalhos são coordenados pela professora Geisa Magela Veloso, com atividades no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6), a partir das 8 horas. À tarde (de 14  às 18 horas), as aulas acontecerão no auditório do prédio 2 (CCH). O cronograma será estendido até a sexta-feira (22), com aulas diárias no período de 8 às 12 e de 14 às 18 horas, também no auditório do prédio 2. Os orientadores de estudo serão responsáveis pela formação de professores-alfabetizadores nos municípios selecionados em ações associadas às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O PNAIC é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação junto aos estados e municípios, em parceria com as instituições públicas de ensino superior a partir da adesão ao Programa de Articulações de Ações (PAR). Objetiva a formação de  professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos de escolaridade para garantir que toda criança matriculada em escolas públicas seja alfabetizada em língua portuguesa e em matemática até os 8 anos de idade e até o final terceiro ano do ensino fundamental.

PRIMEIRA AÇÃO

Em janeiro, como parte do PNAIC, a Unimontes realizou a seleção interna para as funções de supervisor (1) e professores-formadores (7). A partir daí, aconteceram as reuniões de trabalho com as equipes de supervisão e formação.

No início de fevereiro, a Unimontes promoveu em sua sede o I Encontro de Coordenadores Municipais do PNAIC, com a presença de representantes dos 177 municípios atendidos. “As atividades foram determinantes para fortalecer as relações da instituição com as escolas, além de sensibilizar as autoridades educacionais dos municípios para a importância das ações alfabetizadoras previstas no Programa”, explicou a professora Geisa Magela.

Coordenadora das ações do PNAIC para o município de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, a professora Adriana Souza se diz “muito satisfeita” com a primeira reunião realizada no início de fevereiro, em especial “pela oportunidade de trocar experiências”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia