Os prédios e espaços do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebem uma série de obras – e adaptações – como parte do processo de implantação do sistema de prevenção e combate a incêndios. Outra medida importante está na instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (raios). Os serviços são executados pelo setor de Engenharia e Projetos da instituição e pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, com recursos da ordem de R$ 1, 3 milhão liberados pelo Governo de Minas Gerais.

“Todas as obras e adaptações têm como objetivo assegurar mais segurança e proteção para os prédios e instalações do campus-sede e também para a comunidade acadêmica. Além disso, a Unimontes atende plenamente as normas de prevenção e de combate a incêndio devidamente atualizadas”, afirma o professor Guilherme Guimarães, do setor de Engenharia e Projetos da Unimontes e que coordena os trabalhos.

Ele explica que, no ano passado, a Unimontes, por meio de processo licitatório, contratou uma empresa especializada para a elaboração dos projetos de prevenção e combate a incêndios e de proteção contra descargas atmosféricas, com abrangência em todas as unidades do campus-sede.

ADAPTAÇÕES

Conforme Guilherme Guimarães, estão sendo feitos diversos serviços para a adaptação às normas de prevenção e combate a incêndio nos prédios, como construção de escadas, sinalização, saídas de emergência e instalação de extintores e hidrantes.

Além disso, são instalados equipamentos especiais nos prédios para garantir a proteção contra descargas elétricas. Ele salienta que, quando o serviço for concluído, a Universidade receberá a inspeção do Corpo de Bombeiros, a fim de verificar o cumprimento das normas de segurança, prevenção e combate a incêndios.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia