A Universidade Estadual de Montes Claros, em parceria com o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, inicia nesta sexta-feira (3), o I Congresso Norte-mineiro de Musicoterapia. Além de palestras, mesas-redondas e estudos de casos, haverá apresentações artístico-musicais para professores, acadêmicos, músicos e sociólogos, além de profissionais de outras áreas como médicos e pedagogos.

Segundo uma das organizadoras do evento, a musicoterapeuta Mônica Coimbra, “o congresso tem como objetivo trazer à sociedade regional o conhecimento da profissão, com a apresentação de suas áreas de atuação e demonstração de resultados de tratamentos médicos realizados através desse sistema”.

A abertura acontecerá às 19 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede), com o “Café com Cultura”, que consiste em momentos de discussão sobre a musicoterapia.

As atividades terão prosseguimento neste sábado (4), com a realização de palestras a partir das 8h30, em salas do prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. Serão abordados temas como “A profissão de Musicoterapeuta”, pelo professor Renato Tocantins Sampaio, “Musicoterapia e Transtornos de Desenvolvimento”, pela professora Cristiane Amorosino, e “Musicoterapia e Psicologia”, a ser proferida pela professora Juliana Carvalho.

A Escola de Música Harmonia e Associação dos Autistas de Montes Claros também apóiam a iniciativa.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia