A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) busca um planejamento que visa a implementação de melhorias no tráfego no seu campus-sede, além de orientar medidas para facilitar os deslocamentos de professores, servidores técnico-administrativos e alunos. As ações vão integrar o Plano de Mobilidade (PLANMob).

A partir de uma iniciativa da reitoria da universidade, a proposta do plano foi elaborada pelo professor Narciso Ferreira dos Santos Neto, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Planejamento Urbano, vinculado aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Social (PPGDS) e em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS) da Unimontes. A questão foi discutida em reunião entre a gestão superior e o professor Narciso.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressalta que o PLANMob será inserido no Plano Diretor do campus-sede, a ser implementado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças da universidade. Os trabalhos de confecção do plano de mobilidade serão iniciados neste mês, envolvendo a comunidade acadêmica.

“O PLANMob é um planejamento que vai beneficiar tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade geral, que precisa ter acesso a Unimontes de maneira prática, funcional, segura e com responsabilidade social”, completa o professor Wagner Santiago.

O professor Narciso Ferreira dos Santos Neto salienta que a iniciativa será desenvolvida dentro da linha de pesquisa em engenharia de transporte, e visa beneficiar toda comunidade acadêmica. “Elaborar um plano de mobilidade na Unimontes se torna essencial para atender às demandas e necessidades dos professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica no que tange aos seus deslocamentos”, afirma o autor da proposta, que integra o Departamento de Ciências da Administração da Unimontes.

“Com a crescente quantidade de pessoas circulando no campus, é crucial planejar e organizar as diversas modalidades de transporte utilizadas pela comunidade acadêmica, como caminhadas, bicicletas, transporte público e veículos particulares, de forma a garantir um fluxo eficiente e seguro”, explica docente da Unimontes.

Além disso, observa o professor Narciso, “um plano de mobilidade adequado promove a sustentabilidade ambiental ao incentivar o uso de meios de transporte alternativos, reduzindo a emissão de gases poluentes. Também contribui para a inclusão e para a acessibilidade, proporcionando opções de deslocamento a todos, independentemente de suas limitações físicas”.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Participação da comunidade acadêmica

O coordenador do Núcleo de Pesquisa em Planejamento Urbano destaca a relevância do envolvimento dos integrantes da comunidade acadêmica na elaboração do plano de mobilidade. “A participação da comunidade universitária na elaboração do plano de mobilidade é fundamental, pois, garante que as necessidades e perspectivas dos professores, servidores técnico-administrativos e alunos funcionários sejam acolhidas. Essa abordagem inclusiva promove a criação de um plano mais abrangente e eficaz, levando em conta as demandas e preocupações específicas da comunidade acadêmica”, avalia.
“A participação ativa dos membros da universidade no processo de tomada de decisão fortalece o senso de pertencimento e responsabilidade, incentivando a adesão e o cumprimento das medidas propostas no plano de mobilidade”, conclui o professor Narciso Ferreira dos Santos Neto.

Para participar da elaboração do Plano de Mobilidade da Unimontes é só clicar nos links abaixo:

Para servidores lotados no Campus Darcy Ribeiro:

Para acadêmicos:

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana