A partir deste mês, a Universidade Estadual de Montes Claros dará início ao II Ciclo de Palestras e à II Jornada de Minicursos “Nos Caminhos da História”, com atividades previstas até novembro, no campus do município de São Francisco (Norte de Minas). A meta é de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos professores e mestrandos sobre a História Social e o ensino da História.

A iniciativa é coordenada pelo departamento de História, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Câmara Municipal de São Francisco e Paróquia São José. “A atividade será importante para a Unimontes estreitar ainda mais as relações entre seus acadêmicos e a comunidade local e regional”, avalia o professor Roberto Mendes Ramos Pereira, da comissão organizadora dos eventos.

As inscrições tanto para as palestras como para os minicursos podem ser feitas até um dia antes da abertura de cada trabalho.

PROGRAMAÇÕES

O II Ciclo de Palestras estabelece a seguinte programação: dia 27 de setembro – “História Social e o Mestrado em História da Unimontes”, com o professor Laurindo Mékie Pereira, às 19 horas, no Centro Cultural Católico de São Francisco; dia 28 de outubro: “História, Território e Identidade”, que será ministrada pela professora Simone Narciso Lessa, às 19 horas, na Câmara Municipal; 10 de novembro – Mesa-Redonda “Da pesquisa à escrita: o olhar discente sobre a produção científica no mestrado de história da Unimontes”, com a participação de alunos do mestrado institucional em História.

Com atividades sempre no campus de São Francisco, a II Jornada “Nos Caminhos da História” prevê para o dia 24 deste mês, às 8 horas, o minicurso “História das mulheres e estudos do gênero: possibilidades de investigação histórica”, com a professora Rosana de Jesus dos Santos; dia 22 de outubro – às 8 horas – “Por um novo manifesto antropofágico: análise de representações do Brasil em “Street Fighter II” e “Os Simpsons”, apresentado pelo professor Alessandro Almeida; e “Estudos de gênero através da música”, ministrado pela professora Railde da Glória Fernandes.

Mais informações no campus local da Unimontes ou pelo telefone (38) 3631-1634.