O Departamento de Ciências Agrárias apresentou nesta segunda-feira (11/7), o relatório de atividades do I Workem Cromatografia, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros no início do mês, no campus de Janaúba (Norte de Minas). Com 105 participantes, o evento teve como foco a discussão dos conceitos teóricos e das aplicações da técnica de Cromatografia em palestras, minicurso e mesa redonda.

Um dos organizadores do evento, o professor Nelson de Abreu Delvaux Júnior destacou o interesse coletivo sobre o tema e a mobilização dos diversos segmentos para as discussões durante o Workshop. Dentre as aplicações da Cromatografia está a identificação dos componentes na alimentação animal, influência no metabolismo, grau de pureza de elementos na composição das plantas, dentre outros pontos.

Além dos pesquisadores, profissionais, professores, acadêmicos, mestrandos e doutorandos da Unimontes, o evento reuniu representantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Faculdade Vale do Gorutuba (Favag), Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), Universidade Paulista (UNIP/Janaúba), Faculdade Prisma, Vallée e Sociedade Educativa de Janaúba (Sejan).

Os pró-reitores de Ensino e de Pesquisa, professores João Felício Rodrigues Neto e Virgílio Mesquita Gomes, respectivamente, participaram do primeiro dia de atividades representando o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

“O sucesso do evento deve-se, também, ao comprometimento de todos para a realização das atividades, com agradecimento especial às pró-reitoras, ao Departamento de Ciências Agrárias, coordenação do campus e das Coordenadorias de cursos de graduação e pós-graduação. Destacamos, ainda, o envolvimento de servidores, patrocinadores e parceiros que, direta ou indiretamente, contribuíram para o bom andamento dos trabalhos”, analisa o professor Nelson Delvaux. A professora Viviane Costa Campos também esteve na comissão organizadora do evento.