O Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (CEU), no campus da Universidade Estadual de Montes Claros, é uma das sedes da fase municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O local concentra as disputas de futsal, abertas na tarde dessa terça-feira (12/03), para as equipes femininas e masculinas dos Módulos I (12 a 14 anos) e do Módulo II (15 a 17 anos).

Conforme o cronograma, a fase municipal do JEMG será realizada até o dia 22 de março, com a participação de 23 escolas e colégios públicos e particulares da área urbana e da zona rural. Paralelamente, acontecem os torneios de futsal, basquete, vôlei, handebol e xadrez. Os campeões das modalidades coletivas e os quatro melhores colocados de cada módulo do Xadrez classificam-se para a fase microrregional.

José Leite - técnico

José Leite encontra no JEMG a oportunidade de descobrir novos talentos

José Leite é técnico do time infantil masculino do Montes Claros Tênis Clube, única agremiação da cidade que disputará o Campeonato Mineiro da categoria, a partir de abril. Embora já tenha uma base do grupo que tentará o título do Estado, ele aproveita os Jogos Escolares para observar talentos.

“A cada JEMG conseguimos agregar novos valores. O futsal é muito popular e a cidade tem competições praticamente o ano inteiro. Os Jogos Escolares têm um diferencial em relação às demais disputas porque muitos atletas encontram nele a primeira oportunidade de estar em quadra”, disse José Leite.

Experiência de campeã

Vivian Pereira dos Reis, de 16 anos, pratica o futsal há quatro anos e joga pelo time do Colégio Sólido. Começou como pivô, mas deixou de jogar na linha por causa de um mal-estar. “Tive uma crise de asma e não podia mais correr o tempo todo; o jeito foi ir para o gol”, disse a jovem. Ela atua na posição há três anos e se considera especialista em defender bolas rasteiras. “Cada partida que a gente faz é uma experiência diferenciada, mas o JEMG é especial: graças a ele pude disputar uma competição nacional”, disse Vivian. Em 2012, sua equipe foi a campeã geral do Estado e representou Minas nos Jogos Escolares da Juventude (Olimpíadas Escolares Brasileiras).

Vivian Faria

Vivian foi campeã geral do JEMG em 2012

Da mesma posição, Cristina Gonçalves é aluna da Escola Estadual Benjamin Versiani, do bairro Renascença. Ao contrário de Vivian, ela começou no futsal recentemente e não tem o hábito de treinar todos os dias, mas se diz confiante em participar dos Jogos pelo simples fato de praticar uma modalidade esportiva. A disputa do torneio de futsal no campus da Unimontes, para Cristina, tem um fator especial: a jovem sonha em entrar para a Universidade ao final do ensino médio. “Vou ser médica ou dentista”, prevê.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais estão entre as vertentes do Programa Minas Olímpica – desenvolvido pelo Governo de Minas para incentivar a prática de exercícios saudáveis, através da promoção da saúde e da inclusão social na rede educacional pública. A Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude são co-organizadoras do JEMG, juntamente com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Equipe Escola Benjamin Versiani

Alunas da Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos em concentração antes do jogo de estreia

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia