O Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (CEU), no campus da Universidade Estadual de Montes Claros, é uma das sedes da fase municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O local concentra as disputas de futsal, abertas na tarde dessa terça-feira (12/03), para as equipes femininas e masculinas dos Módulos I (12 a 14 anos) e do Módulo II (15 a 17 anos).
Conforme o cronograma, a fase municipal do JEMG será realizada até o dia 22 de março, com a participação de 23 escolas e colégios públicos e particulares da área urbana e da zona rural. Paralelamente, acontecem os torneios de futsal, basquete, vôlei, handebol e xadrez. Os campeões das modalidades coletivas e os quatro melhores colocados de cada módulo do Xadrez classificam-se para a fase microrregional.
José Leite é técnico do time infantil masculino do Montes Claros Tênis Clube, única agremiação da cidade que disputará o Campeonato Mineiro da categoria, a partir de abril. Embora já tenha uma base do grupo que tentará o título do Estado, ele aproveita os Jogos Escolares para observar talentos.“A cada JEMG conseguimos agregar novos valores. O futsal é muito popular e a cidade tem competições praticamente o ano inteiro. Os Jogos Escolares têm um diferencial em relação às demais disputas porque muitos atletas encontram nele a primeira oportunidade de estar em quadra”, disse José Leite.
Experiência de campeã
Vivian Pereira dos Reis, de 16 anos, pratica o futsal há quatro anos e joga pelo time do Colégio Sólido. Começou como pivô, mas deixou de jogar na linha por causa de um mal-estar. “Tive uma crise de asma e não podia mais correr o tempo todo; o jeito foi ir para o gol”, disse a jovem. Ela atua na posição há três anos e se considera especialista em defender bolas rasteiras. “Cada partida que a gente faz é uma experiência diferenciada, mas o JEMG é especial: graças a ele pude disputar uma competição nacional”, disse Vivian. Em 2012, sua equipe foi a campeã geral do Estado e representou Minas nos Jogos Escolares da Juventude (Olimpíadas Escolares Brasileiras).
Da mesma posição, Cristina Gonçalves é aluna da Escola Estadual Benjamin Versiani, do bairro Renascença. Ao contrário de Vivian, ela começou no futsal recentemente e não tem o hábito de treinar todos os dias, mas se diz confiante em participar dos Jogos pelo simples fato de praticar uma modalidade esportiva. A disputa do torneio de futsal no campus da Unimontes, para Cristina, tem um fator especial: a jovem sonha em entrar para a Universidade ao final do ensino médio. “Vou ser médica ou dentista”, prevê.Os Jogos Escolares de Minas Gerais estão entre as vertentes do Programa Minas Olímpica – desenvolvido pelo Governo de Minas para incentivar a prática de exercícios saudáveis, através da promoção da saúde e da inclusão social na rede educacional pública. A Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude são co-organizadoras do JEMG, juntamente com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).